Navio medieval é desenterrado no meio da capital da Estônia

Por: Redação -
12/05/2022
Foto: Priit Lätti/ Divulgação

Uma equipe da construção civil descobriu os escombros de um navio mercante medieval no meio de Tallinn, capital da Estônia. O barco de 700 anos de idade estava enterrado sob uma rua próxima ao Porto Velho.

 

Acredita-se que a embarcação tenha pertencido à Liga Hanseática, confederação de mercadores prevalente nos mares europeus entre os séculos XIII e XV. Priit Lätti, pesquisador do Museu Marítimo da Estônia, declarou: “O navio provavelmente foi construído no início do século XIV, de acordo com uma análise dendrocronológica, um exame dos anéis de árvores encontrados nos restos de madeira do navio”.

 

De acordo com Lätti, o barco foi enterrado a uma profundidade de 1,5m. As diferentes camadas de areia presentes no local levam a crer que o processo de soterramento tenha ocorrido gradualmente, ao longo dos séculos, por ação do mar.

 

Os pesquisadores encontraram diversos objetos em seu interior, incluindo peças de cerâmica, tecidos, barris de madeira e ossos de animais. A expectativa de encontrar mais artefatos é alta, conforme a parte traseira do navio é escavada. Tais achados podem ser úteis para melhor calcular a idade da embarcação.

Um sítio arqueológico tão bem conservado é algo significativo para estudiosos, que poderão aprender mais sobre o comércio e a construção naval na Idade Média. Os objetos encontrados a bordo, por sua vez, ajudam a entender como era o cotidiano da tripulação.

 

O próximo passo da operação consiste em transportar o navio de 24 metros a um ambiente mais controlado, onde estará protegido de intempéries.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assim como hotéis, lanchas entram na era do "day use"; entenda

    Na hotelaria, o modelo permite aproveitar a estrutura durante o dia sem hospedagem. No setor náutico, a lógica impulsiona embarcações voltadas ao uso por algumas horas

    Parceria de vida: Lars Grael e Clínio de Freitas relembram 40 anos de competição na antiga União Soviética

    Dupla com forte histórico de competições e regatas nutre relação de amizade mais intensa ainda. Conheça!

    Dono de estaleiro abre mão de R$ 2 bilhões e doa parte da empresa à caridade

    Decisão veio de Eddie Smith Jr., dono da Grady-White Boats, para manter a cultura da empresa viva mesmo fora do seu controle

    O lado escuro do oceano: jaqueta é encontrada a 3 mil metros de profundidade

    Peça foi retirada da água a cerca de 1,7 mil km da costa brasileira durante uma expedição do navio de pesquisa Schmidt Ocean Institute

    Joinville (SC) inaugura novo píer flutuante e potencializa estruturas para turismo náutico

    Lançado neste domingo (2), no bairro Espinheiros, atracadouro conta com estruturas flutuantes para receber embarcações de até 100 pés de comprimento