Nova regra
A partir de março, as embarcações que prestam serviço de transporte turístico e turismo náutico no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, terão cadastramento obrigatório. A medida faz parte do projeto de Ordenamento do Turismo Náutico, uma iniciativa da TurisAngra em parceria com o Sebrae/RJ, e configura um importante avanço para o setor. Além de fomentar a formalização dos operadores, o cadastramento vai permitir à secretaria dimensionar o segmento, obtendo dados e informações para gestão.
De acordo com o presidente da TurisAngra, Klauber Valente no município possui marinas e quatro mil embarcações registradas na Capitania dos Portos. “Será um grande desafio. Nos últimos dez anos, o turismo náutico cresceu demasiadamente na cidade. Nós partimos do zero em termos de organização. E a atuação do Sebrae tem sido de grande importância, tanto na mobilização dos empresários, fazendo com que eles se conscientizem de que cada um tem que fazer a sua parte, quanto na capacitação dos trabalhadores do setor, que permite oferecermos um serviço de melhor qualidade”, afirma Valente.
O objetivo da Sebrae através do projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Costa Verde, é aproximar as empresas e sensibilizá-las para implementação de boas práticas com foco na sustentabilidade, contribuindo para a preservação dos atrativos da Costa Verde e o incremento da comercialização de produtos e serviços turísticos. O trabalho funciona desde 2014, com a elaboração de um diagnóstico e reuniões com os empresários sobre associativismo, palestras e capacitações diversas – atendimento ao cliente, acesso ao mercado, tarifário, e gestão.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses