Combustível alternativo

21/07/2015

Com benefícios conhecidos desde 1980, o gás-para-líquidos foi desenvolvido pela Shell e pode ser, atualmente, uma solução menos agressiva ao meio ambiente. O combustível é obtido por meio do processo de Fischer-Tropsch – que produz hidrocarbonetos líquidos. Neste processo, a proporção de monóxido de carbono é alterada para hidrogênio, e o excesso de dióxido de carbono, removido usando solução líquida. O gás de síntese que resulta desta transformação é a substância a partir da qual todas as diferentes formas do GPL são sintetizadas. Este sistema remove grande parte das substâncias agressivas que estão negativamente associadas ao combustível tradicional, tal como o dióxido de carbono e o enxofre.

Com base nestes dados, a Feadship completou o seu primeiro – e, possivelmente, o primeiro da indústria – teste no mar utilizando o GPL. A empresa, que já vinha acompanhando a evolução da produção de gás-para-líquidos, lançou um projeto de pesquisa e desenvolvimento para teste do combustível. A análise do desempenho do novo combustível durante a navegação mostrou uma redução de 30% dos níveis de fuligem e de combustível não-queimado – deixando o sistema mais limpo e, assim, favorecendo a economia na manutenção –, além de 10% menos emissão de dióxido de carbono e nitrogênio. Prático, o GPL pode, também, ser utilizado em sistemas de abastecimento de corrente sem que sejam feitas alterações. A intenção é de que esta alternativa se torne amplamente disponível para que, assim, a redução de danos ao meio ambiente compense o aumento do custo monetário.
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis

    Lancha resistente a fuzil é o novo reforço da Polícia Militar do Paraná; conheça o barco

    Embarcação militar Aruanã 29-CM-P atuará junto à Patrulha Costeira no combate à criminalidade e segurança de 39 comunidades

    Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário

    Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda