Combustível alternativo


Com benefícios conhecidos desde 1980, o gás-para-líquidos foi desenvolvido pela Shell e pode ser, atualmente, uma solução menos agressiva ao meio ambiente. O combustível é obtido por meio do processo de Fischer-Tropsch – que produz hidrocarbonetos líquidos. Neste processo, a proporção de monóxido de carbono é alterada para hidrogênio, e o excesso de dióxido de carbono, removido usando solução líquida. O gás de síntese que resulta desta transformação é a substância a partir da qual todas as diferentes formas do GPL são sintetizadas. Este sistema remove grande parte das substâncias agressivas que estão negativamente associadas ao combustível tradicional, tal como o dióxido de carbono e o enxofre.
Com base nestes dados, a Feadship completou o seu primeiro – e, possivelmente, o primeiro da indústria – teste no mar utilizando o GPL. A empresa, que já vinha acompanhando a evolução da produção de gás-para-líquidos, lançou um projeto de pesquisa e desenvolvimento para teste do combustível. A análise do desempenho do novo combustível durante a navegação mostrou uma redução de 30% dos níveis de fuligem e de combustível não-queimado – deixando o sistema mais limpo e, assim, favorecendo a economia na manutenção –, além de 10% menos emissão de dióxido de carbono e nitrogênio. Prático, o GPL pode, também, ser utilizado em sistemas de abastecimento de corrente sem que sejam feitas alterações. A intenção é de que esta alternativa se torne amplamente disponível para que, assim, a redução de danos ao meio ambiente compense o aumento do custo monetário.
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