Livro Transatlânticos no Brasil remonta mais de 100 anos de navegação no país


O mais novo livro da Capivara Editora, Transatlânticos no Brasil, traz em seus 12 capítulos a história das grandes embarcações nos portos do país, desde a instalação da primeira linha regular entre a Europa e o Brasil, aberta pela companhia inglesa Mala Real Inglesa, em 1851, até o declínio do transporte marítimo de passageiros no final da década de 1960, com a popularização da aviação comercial.
O livro aborda, principalmente, as grandes linhas europeias e norte-americanas de transporte de passageiros, emigrantes e turistas, em busca de diversão ou de um futuro melhor no Brasil. A obra mostra a atuação das principais companhias marítimas com seus grandes navios nos portos brasileiros.
Com textos de Carlos Cornejo e Ana Luisa Martins, o livro bilíngue (português/inglês) traz 400 imagens que reconstituem a navegação marítima no país da época. São fotografias, mapas, cartazes publicitários, além de artigos de memorabilia, como cartões-postais, bandeiras e etiquetas de bagagem.
“A navegação transatlântica marcou uma época áurea da nossa história. O desfile daqueles palácios flutuantes viajando entre o Velho e o Novo Mundo foi um espetáculo digno de guardar-se na memória. Aqueles imponentes navios transatlânticos, então o único modo de viajar de um continente a outro, eram os soberanos dos mares, concorrendo entre si em tamanho, charme e velocidade”, ressalta Carlos Cornejo, autor de outros livros sobre temática marítima, no prefácio da obra.
A obra já está à venda e custa R$ 85.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque