Mais de R$ 230 milhões: Riva lança sua maior embarcação, de 54 metros
Nova Riva 54METRI foi projetada para acomodar passageiros com o máximo de conforto e luxo


Um novo gigante dos mares foi lançado em águas italianas no início do mês. O superiate de 54,84 metros de comprimento (179,9 pés), o maior já desenvolvido pelo estaleiro Riva, foi batizado de Riva 54METRI. Com casco inteiramente em alumínio, a embarcação foi projetada para acomodar 10 passageiros com o maior conforto possível.
Espírito de explorador e alma de resort: conheça o 40MXP, novo iate da Numarine
Superiate de aventura com arsenal esportivo entra para charter por R$ 2,5 milhões semanais
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O modelo do Grupo Ferretti recebeu atenção em cada detalhe graças ao trabalho conjunto da Officina Italiana Design (parceira exclusiva da Riva há 30 anos), do Comitê Estratégico de Produtos e do Departamento de Engenharia do Grupo Ferretti.


Segundo a YachtBuyer, a estimativa do preço de venda do Riva 54METRI parte de 32,5 milhões de libras esterlinas. Na conversão para o real em agosto de 2025, o valor equivale a cerca de R$ 237,5 milhões.
Com 9 metros de boca máxima, o Riva 54METRI, apesar do tamanho colossal, exibe linhas elegantes e esportivas. A embarcação tem quatro conveses: o principal, o superior e dois inferiores — todos conectados por um elevador central localizado a meia-nau.
Embora a arqueação bruta do barco esteja próxima de 500 toneladas, o superiate foi desenvolvido para atender 10 passageiros com o máximo de luxo e conforto. São quatro cabines de hóspedes e uma suíte máster na proa do convés principal, que garantem espaço de sobra para os convidados.
A tripulação, composta por até 11 membros, é acomodada em cinco cabines duplas, além de uma cabine exclusiva para o capitão, todas localizadas próximas à casa do leme — projetado com uma abordagem inovadora.


A casa de controle do Riva 54METRI chega equipada com dois radares de banda X, sinal 5G, antena Starlink, um sistema de navegação eletrônico completo (ECDIS) e um trio de telas touch de 27 polegadas cada, com a opção de uma tela extra de 44 polegadas.
Para garantir a privacidade dos hóspedes, as rotas da tripulação foram desenhadas para serem discretas. O barco também recebeu soluções acústicas para reduzir ao máximo o ruído, especialmente perto da estação do leme.
Por dentro do Riva 54METRI
Conexão com o mar, diversão e relaxamento são os três principais pilares do superiate. Na popa, há um beach club com uma piscina de 5 metros de comprimento ao centro, cercada por espreguiçadeiras. As laterais dessa área se desdobram para formar terraços à beira-mar.


Cinco degraus acima, a área de boas-vindas no convés principal é um espaço refinado, com um grande sofá, poltronas e um bar ao ar livre, que dá acesso ao lounge principal.
Na proa, o destaque é um par de sofás que estende a área do lounge. Eles escondem parte do espaço técnico, projetado com um mecanismo de dobradiça que facilita o lançamento e o içamento de botes, jets e outros brinquedos aquáticos.


Nos acabamentos, o Riva 54METRI utiliza mármores finos como Sahara Noir e Bianco Rhino, além de painéis de madeira teca e couro. A motorização é uma dupla de motores MTU 12V 2000 M86 de 1.700 hp cada, que proporcionam uma velocidade de cruzeiro de cerca de 14 nós.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




