Novo supertrimarã da SP80 promete bater recorde de velocidade

Quando ficar pronto, o modelo poderá atingir 80 nós, assim superará o atual recorde mundial de velocidade

Por: Redação -
18/12/2022

Criado em 2018, o projeto da empresa SP80, instalada em Renens, na Suíça, conta com a colaboração de estudantes da École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

 

Nossa parceria com a EPFL é benéfica para ambas as partes: os alunos têm a chance de contribuir para um projeto desafiador que os tornará melhores engenheiros, e a equipe SP80 ganha acesso a um conjunto de talentos de mentes criativas, bem como às instalações da escola – Benoît Gaudiot, cofundador e piloto

 

Em vez de uma vela tradicional, o design do trimarã de 10 por 7 metros tem uma pipa de kitesurf com mais de 20 metros de envergadura.

Possui formato esguio e linhas alongadas e agressivas para uma estrutura mais estável, que permita atingir velocidade de 80 nós e bater o atual recorde mundial de velocidade de vela do australiano Paul Larsen, que atingiu 65,45 nós a bordo do Vestas Sailrocket 2.

 

 

A equipe se esforça para estabelecer um novo recorde através da combinação de princípios de vela, kitesurf e engenharia. O objetivo é demonstrar aplicações de um novo conjunto de ferramentas em transporte marítimo rápido, navegação offshore e produção de energia.

 

 

A pipa capta a força do vento e, acoplada ao hidrofólio principal, a transforma em força propulsora para o barco: a pipa é o motor do barco. Para garantir ótimos desempenhos, seu tamanho é adaptável de acordo com as condições do vento com uma área de superfície que varia de 20 m2 a 50 m2.

 

O módulo de potência é o elemento mais importante do barco — um sistema mecânico que governa com eficiência a transmissão de forças entre o kite, os hidrofólios e o barco, mantendo a estabilidade em alta velocidade.

 

 

Em construção desde 2021 no estaleiro italiano Persico Marine, que aplicará uma abordagem construtiva diferente do que normalmente é feito na indústria marítima: o uso de kits de carbono TPT, mais leve e resistente.

 

“Conquistar o recorde mundial de velocidade de vela é um desafio fascinante, pois nos permite ultrapassar os limites da tecnologia com projetos diferentes do que costumamos fazer. Estamos felizes em participar da pesquisa e desenvolvimento de um conceito que é tão de alto desempenho quanto ambicioso, e mal podemos esperar para ver o barco na água para quebrar o recorde de velocidade”, afirmou o gerente geral da Persico Marine, Mark Somerville.

 

 

O cockpit comporta dois pilotos, um para pilotar a pipa, enquanto o outro dirige o barco. “Na fase de desenvolvimento, ficou claro que estar sozinho a bordo não era uma opção para acelerar com segurança até 80 nós”, conta Benoît Gaudiot.

 

A 150 km/h é essencial estar focado. Um piloto conduzirá a pipa e o copiloto garantirá a trajetória do barco. No entanto, em baixa velocidade, em torno de 30 nós, o barco pode ser navegado sozinho– Benoît Gaudiot

A 80 nós, é fundamental garantir a máxima segurança aos pilotos. Afinal, navegando a 150 km/h na água, a velocidade do barco será equivalente a de um carro de Fórmula 1 em terra.

 

Assim, os pilotos estarão bem equipados com capacetes, assentos tipo concha e seis cintos de segurança, e também, máscaras de oxigênio estarão disponíveis quando necessário.

 

Para proteger seus ocupantes de possíveis estilhaços de carbono em caso de colisão, o cockpit também foi reforçado com Kevlar. Em caso de emergência, os pilotos terão máscaras de oxigênio à disposição.

 

 

Após três anos intensos de trabalho para otimizar nosso conceito, é um orgulho imenso para toda a equipe vê-lo finalmente ganhar forma na Persico Marine – Mayeul Van Den Broek, cofundador da SP80

 

Com apoio da marca relojoeira suíça Richard Mille, o barco está em fase final de testes. Segundo as publicações da SP80 nas redes sociais, o seu lançamento deve acontece ainda no final do ano e o recorde deverá ser batido em 2023, no sul da França.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade