Novo túnel subaquático que liga Ilhas Faroé conta com estrutura colorida atrativa. Veja

Por: Redação -
26/01/2021
Foto: Reprodução

As Ilhas Faroé, território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia, ganharam um túnel subaquático com estrutura em formato circular que parece saído de filmes de ficção científica. Trata-se de estrutura gigante, erguida com rocha natural e decorada pelo artista faroense Tróndur Patursson.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

No local, já se encontrava uma série de túneis subaquáticos que ligam as ilhas que compõem o arquipélago das Faroé – este é o terceiro de 18 túneis entre as ilhas. O Eysturoyartunnilin ou Túnel Eysturov começou a funcionar no final do mês de dezembro de 2020 e fica a mais de 11 km abaixo d’água, ligando duas das maiores e mais importantes Ilhas Faroé, Skálafjør andur e Tórshav, separadas até agora pela baía Skálafjørður.

Leia mais:

>> Museu subaquático está previsto para abrir oficialmente em junho de 2021, na Grécia

>> Escritório de arquitetura projeta primeiro parque de esculturas subaquático de Miami

>> Rússia desenvolve drone subaquático para simular comportamento de submarinos

A nova estrutura conta com luzes que mudam regularmente de cor entre o azul, o amarelo e o verde. De acordo com o seu idealizador, a estrutura iluminada simboliza a passagem da escuridão para a luz, além de invocar a tradicional dança das correntes das Ilhas Faroé, em que as pessoas dão as mãos e criam anéis humanos.

Além da beleza, a a utilidade: duas das principais ilhas do arquipélago encurtarão distâncias em quase uma hora de viagem: de mais de uma hora de caminho, este poderá passar a demorar cerca de 16 minutos.

As autoridades locais esperam ainda que o túnel e a rotunda ajudem a estimular o turismo, não só pela óbvia melhoria na acessibilidade, como pela atração decorativa do espaço subterrâneo.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil