Novos portos

Por: Redação -
14/03/2016
O governador Simão Jatene, participou nesta sexta-feira (15), da assinatura da ordem de serviço para o início da reforma no local que abrigará o novoTerminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia Docas do Pará (CDP). Na foto: Companhia Docas do Pará (CDP) FOTO: ARQUIVO AG. PARÁ DATA: 15.02.2013 BELÉM - PARÁ

O Estado do Pará deverá receber seis portos, por meio de leilão realizado pelo Governo Federal. Das 253 embarcações que serão construídas para os empreendimentos, em torno de 90 deverão ser fabricadas pelo setor local. A ação deverá fomentar a economia da região, com geração de emprego e renda. A notícia deu novo alento ao polo naval do Amazonas.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), Matheus Araújo, todos os seis portos a serem construídos no Pará contarão com a participação de todos os estaleiros a nível nacional, inclusive os do Amazonas. Para ele, o polo naval local já mostrou competência e maturidade, sendo o segundo maior polo do país em volume de construção com o porto graneleiro, localizado no município de Itacoatiara, que ele afirma ser um dos mais importantes do mundo.

O segmento naval do Amazonas ainda espera melhorias e a implantação de um polo onde os estaleiros ficarão concentrados. De acordo com Araújo, o sindicato trava uma luta por uma área de implantação comum entre os estaleiros divididos pelo Estado para que o polo naval do Amazonas seja instalado de forma definitiva e organizada. No novo local haverá uma política de destinação dos resíduos sólidos, escola de inclusão social da comunidade em torno, visando à inclusão para atender população do entorno em todos os níveis de assistência social, educacional e saúde.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Carregador de baterias é destaque da Global Power Systems no Boat Show de Itajaí

    Empresa especialista em soluções de energia também exibirá gerador náutico e outros itens

    Iate Marine leva opções de cotas compartilhadas ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Sistema da empresa oferece grupos de quatro e oito cotas para quem deseja dividir os custos e uso da embarcação

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho