Novos portos


O Estado do Pará deverá receber seis portos, por meio de leilão realizado pelo Governo Federal. Das 253 embarcações que serão construídas para os empreendimentos, em torno de 90 deverão ser fabricadas pelo setor local. A ação deverá fomentar a economia da região, com geração de emprego e renda. A notícia deu novo alento ao polo naval do Amazonas.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), Matheus Araújo, todos os seis portos a serem construídos no Pará contarão com a participação de todos os estaleiros a nível nacional, inclusive os do Amazonas. Para ele, o polo naval local já mostrou competência e maturidade, sendo o segundo maior polo do país em volume de construção com o porto graneleiro, localizado no município de Itacoatiara, que ele afirma ser um dos mais importantes do mundo.
O segmento naval do Amazonas ainda espera melhorias e a implantação de um polo onde os estaleiros ficarão concentrados. De acordo com Araújo, o sindicato trava uma luta por uma área de implantação comum entre os estaleiros divididos pelo Estado para que o polo naval do Amazonas seja instalado de forma definitiva e organizada. No novo local haverá uma política de destinação dos resíduos sólidos, escola de inclusão social da comunidade em torno, visando à inclusão para atender população do entorno em todos os níveis de assistência social, educacional e saúde.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas