De Pernambuco para o mundo: NX Boats revela bastidores de parceria com a Pininfarina

Estaleiro brasileiro promete nova lancha com assinatura do estúdio italiano para 2026

Por: Nicole Leslie -
24/10/2025
Jonas Moura, CEO da NX Boats. Foto: Francisco Cepeda / Revista Náutica

A NX Boats vem escrevendo um novo capítulo da indústria náutica nacional com um toque de design italiano. O estaleiro pernambucano é o único do Brasil com contrato fechado com a Pininfarina, estúdio responsável pelo design de ícones da Ferrari e de barcos de luxo mundo afora. Em entrevista ao Estúdio NÁUTICA, o CEO Jonas Moura revelou detalhes da parceria, que vai muito além da estética.

Eles assinam toda a parte externa e interna do barco: do casco à escolha dos materiais. Nós ficamos responsáveis por materializar o projeto– contou Jonas

Com dois modelos já lançados e o terceiro previsto para chegar ao mercado em meados de 2026, a colaboração entre NX Boats e Pininfarina acontece a “quatro mãos”. As equipes do Brasil e da Itália trabalham juntas para alinhar cada detalhe, para que o design italiano dialogue com o estilo de vida tropical e com a cadeia de produção nacional.

NX 44 Fly by Pininfarina é um dos modelos da parceria entre as amrcas já lançados. Foto: RP / Revista Náutica

A Pininfarina assina toda a concepção visual — linhas externas, volumetria, interiores e até a escolha de tecidos, madeiras e metais. Já a NX executa a engenharia, laminação e fabricação em série, transformando a visão italiana em realidade nas águas brasileiras.

O design da Pininfarina é clean, elegante e atemporal. Conseguimos materializar isso de forma muito positiva — tanto que já estamos no terceiro projeto juntos– celebrou Moura

Expansão e inovação na produção

Hoje, a NX Boats opera com seis linhas de produção, voltadas para modelos específicos, mas o estaleiro já trabalha para ampliar esse número para oito até 2026. A expansão deve aumentar o volume de embarcações entregues por ano — que atualmente chega a 400.

 

 

Dois modelos já refletem o sucesso dessa parceria e conquistaram o mercado nacional e internacional: a NX44 Fly by Pininfarina e a NX44 HT by Pininfarina. O próximo lançamento, previsto para o São Paulo Boat Show 2026, será a NX62 by Pininfarina, descrita pelo CEO como “o melhor projeto de uma 60 pés do mundo”.

De Pernambuco para o mundo

Com mais de 120 embarcações exportadas aos Estados Unidos e planos de avanço na Europa, o estaleiro vem fortalecendo a presença brasileira no mapa mundial do design náutico.

A NX é um estaleiro de Pernambuco para o mundo. Desenvolvemos produtos que atendem ao público brasileiro, mas que também podem navegar em qualquer lugar do planeta– resumiu Jonas Moura


O CEO explica que o diferencial da parceria está na fusão entre elegância italiana e alma brasileira. “Eles entendem a nossa necessidade e o comportamento do nosso mercado. Procuram entregar um produto único”, destacou.

 

Com a chegada da NX62 Design by Pininfarina, a marca reforça seu DNA de inovação, como prova de que excelência em luxo e engenharia também pode falar português — e com sotaque pernambucano.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia