O clássico iate que já teve Johnny Depp e a autora de Harry Potter como donos

12/01/2022

O desempenho na série Piratas do Caribe — em que interpreta Jack Sparrow — fez o ator Johnny Depp pegar gosto pelo mar. E como seus filmes (especialmente os da série) lhe renderam uma fortuna, não faltaram recursos para ele investir 18 milhões de dólares na compra de um iate: o Vajoliroja (rebatizado Amphitrite), de 47,5 metros de comprimento (156 pés).

Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Como se vê pela imagem, não é um barco comum. Mais parece uma embarcação saída das aventuras do Capitão Jack Sparrow. Embora cercado de modernidades, como madeira teca, e de muitos itens de conforto, não há no convés principal piscina ou heliponto. Ele encomendou a construção do barco, simplesmente, porque adora navegar.

Porém, é preciso esclarecer que Johnny Depp não é mais dono deste iate. Era parte da propriedade que ele liquidou como resultado de seu divórcio da atriz Vanessa Paradis — em 2016, o Vajoliroja (palavra que não existe em língua alguma; é a soma das primeiras sílabas dos nomes Vanessa, Johnny e dos dois filhos do casal, Lilly-Rose e Jack) foi vendido à escritora britânica J. K. Rowling, que mudou o nome para Amphitrite; por sua vez, a autora da saga de Harry Potter o teria revendido em 2017 a um comprador não revelado.

O fato é que o barco foi construído especialmente para Johnny Depp, com especificações personalizadas, quando este desempenhava o melhor papel de sua carreira, em que constam outros personagens incomuns, como Edward Mãos de Tesoura. Ricamente decorado, o iate possui uma sala de jantar formal, uma suíte máster e quatro camarotes para convidados, acomodando confortavelmente onze pessoas.

Em seu interior, predomina a cor conhaque nos assentos das cadeiras de chenille e carpete azul-mar profundo. Os armários são de Imbuia e os painéis, de mogno. Na área externa, o ator lia seus roteiros deitado nas espreguiçadeiras de estofados azuis, para combinar com a paisagem.

Para filmar as cenas de alto-mar, o Johnny Depp se mudou para o Caribe, onde viveu dois meses instalado no iate, que navega sob a bandeira das Ilhas Marshall, mas tinha uma segunda bandeira, Jolly Roger, a bandeira pirata!

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    100 metros em cem anos: estudo prevê encolhimento das faixas de areia no Rio de Janeiro

    Projeções foram feitas com base no cenário mais otimista de aquecimento global. Entenda os impactos

    Passeios de barco na Europa: veja quais as cidades mais procuradas para a atividade

    Estudo da TUI Musement analisou milhões de buscas no Google. Amsterdã, Bruges e Paris lideram a lista

    Marina pública: infraestrutura estratégica para o desenvolvimento do turismo náutico

    Bianca Colepicolo comenta sobre modelos de infraestruturas marítimas e analisa vantagens de parcerias

    Mais de 40 cruzeiros afetados: Norwegian Cruise anuncia cancelamento de viagens

    Mudança de roteiros causou suspensão de 4 meses de cruzeiros da temporada 2026/2027 nos Estados Unidos

    Mar de plástico: alta concentração de microplástico ameaça corais no Mediterrâneo

    Estudo revela concentração "excepcionalmente alta" de resíduos em recifes de ilhas espanholas, onde o formato dos corais age como armadilha