Testamos o protetor de capotas NautiSpecial. Veja como funciona




É o caso do Protetor de Capota NautiSpecial, que promete proteger as capotas de tecido contra vazamentos, além de evitar que fiquem emboloradas, por inibir o mofo, e oferecer proteção ultravioleta, evitando que o tecido vá perdendo sua cor. O protetor da NautiSpecial foi feito especialmente para impermeabilizar os tecidos expostos em áreas externas, como estofados e até roupas de tempo (desde que não sejam de couro), além dos toldos. Para testar a eficiência do produto, aplicamos o Protetor de Capota da NautiSpecial em uma capota que comprovadamente já não segurava a passagem da água. Antes, deixava pingar água dentro do barco, quando exposta à chuva, molhando tudo abaixo dela.
O rendimento de uma lata de 200 ml é de 2 m², segundo o fabricante. No nosso teste, a capota usada tinha um pouco mais que essa medida. Por isso, usamos uma lata e meia do protetor
Para um melhor resultado, após a aplicação do spray impermeabilizante, o fabricante recomenda uma espera de 12 horas, para o tecido secar. No nosso teste, preferimos esperar 24 horas. Pegamos a capota, enchemos de água, em forma de uma “bolsa”, e esperamos cerca de 40 minutos. O resultado não poderia ser melhor: nenhum sinal de vazamento. Por baixo, o tecido continuou completamente seco. O produto funciona mesmo. Mais do que isso: quando a gente joga a água, ela não para, mas desliza. Sinal de que a impermeabilização foi bem-feita. Incolor, o produto pode ser aplicado em capotas de todas as cores.
Mas é fundamental seguir as recomendações do fabricante. A capota tem de estar seca e livre de sujeiras, para a fixação do impermeabilizante. Aplique a 20 centímetros do tecido, em camadas uniformes, com movimentos circulares. Nenhuma parte do tecido pode ficar sem receber o produto. O rendimento de uma lata de 200 ml (R$ 40) é de 2 m², segundo o fabricante. No nosso teste, a lona usada tinha um pouco mais que essa medida. Por isso, usamos uma lata e meia do protetor.
Por se tratar de um produto inflamável, a aplicação deve ser feita num lugar aberto e arejado. Depois, pelo mesmo motivo, a embalagem não deve ser armazenada dentro do barco, sob o risco de entrar em contato com uma faísca e pegar fogo ou explodir.
O fabricante não informa quanto dura a proteção. Diz que depende do tempo de exposição ao sol, apesar de oferecer proteção contra os raios ultravioleta. Sol é bom, mas…
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Contermas, e terá debates sobre PIB do Mar, portos, logística, indústria naval, offshore, turismo náutico, inovação e sustentabilidade
Animal é considerado o mamífero mais mortal do mundo. Guias conseguiram acelerar a embarcação e escapar do ataque sem feridos
Cerimônias embarcadas chamam atenção pela beleza, mas devem se atentar aos parâmetros jurídicos
Lancha da Sessa Marine chegará ao mercado com adaptações para o público brasileiro; confira fotos exclusivas do barco na fábrica
Animal fisgado e registrado por Eduardo Possamai pode ultrapassar 1 metro de comprimento e surpreende pelo tamanho das presas




