Opinião: barcos duram muito e isso mostra porque comprar um novo é um ótimo negócio

Por: Redação -
07/09/2022

Por George Alfredo*

“Para quem professa amor incondicional pelos barcos, o momento da troca de uma embarcação que nos acompanhou por alguns anos por um nova nem sempre é fácil. A gente se apega tanto que não consegue vendê-la sem sentir um certo remorso, ainda mais estando em bom estado.

Ao mesmo tempo, com a chegada do São Paulo Boat Show, agora em setembro — e a exibição de uma fantástica safra de belos barcos, boa parte lançamentos — não dá para deixar passar aquela oportunidade de comprar um modelo novo.

O que mais pega nessa hora, além do apego emocional, é o fato de os barcos terem vida longa. Sim, eles duram muito.

Não por acaso, vários modelos de lanchas e veleiros fabricados entre os anos 1960 e 1980 ainda estão em plena forma no mercado de usados, enquanto os carros com muito menos tempo de vida já foram para o desmanche.

Quanto tempo dura um automóvel? A resposta, claro, depende de algumas variáveis, como a frequência com que ele é usado, os cuidados com a manutenção e até a maneira como o motorista se comporta ao volante.

Com um barco é mais ou menos a mesma coisa. Sua vida útil depende de algumas variáveis, como a periodicidade das revisões dos motores e os cuidados com a ação da água no casco, por exemplo.

São Paulo Boat Show 2022 acontecerá de 23 a 28 de setembro no São Paulo Expo

Até porque será sempre bem menos usado (em horas) do que qualquer carro, embora o meio no qual os barcos atuam (água e umidade o tempo todo) seja muito mais deletério que a terra ou o asfalto.

No caso dos barcos, idade nem sempre é documento. Uma lancha ou um veleiro com 25 ou 30 anos de uso não estará necessariamente ultrapassada, ou caindo aos pedaços — afinal, como já disse, barcos resistem bem mais ao tempo do que os demais tipos de veículos.

O motor, parte sempre mais sensível nas lanchas e iates, requer um programa de manutenção preventiva e revisões periódicas para acompanhar o mesmo pique do casco.

Em média, o motor de um barco de lazer navega cerca de 100 horas por ano. Se forem seguidas todas as recomendações do fabricante, poderá chegar a cerca de 2.000 horas de uso, ainda em boa forma.

Mas não são raros os motores que chegam a 3.000 horas de uso, com a saúde intacta. Ou seja, por volta de 30 anos. Praticamente uma vida inteira com o mesmo barco”.

*George Alfredo é um apaixonado por barcos e não vê a hora de conhecer as novidades do São Paulo Boat Show 2022.

Vem aí o São Paulo Boat Show 2022

A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

VEJA TAMBÉM
>> Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show
>> Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis

ESTE ESPAÇO É SEU! Se você tem algo a dizer sobre a vida náutica, mande e-mail para redacao@nautica.com.br com o seu relato.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio afundado na Primeira Guerra Mundial é encontrado mais de um século depois

    Atingido por três torpedos alemães, cruzador de 437 pés da Marinha Britânica foi naufragado em agosto de 1916

    Após sucesso nos EUA, Flórida Marine aposta no Brasil com lanchas para pescadores

    Com modelos produzidos em velocidade impressionante, estaleiro traz ao país resultados de 2 anos no mercado norte-americano

    Técnica inovadora revela que maior desova de tartarugas do mundo fica na Amazônia

    Mais de 40 mil tartarugas-da-amazônia foram identificadas no Rio Guaporé, entre a Bolívia e o Brasil

    "Volta ao mundo": navio de cruzeiro prepara itinerário inédito para 2026

    Roteiro do luxuoso Costa Serena passará por três continentes, 15 países e 14 ilhas. Confira!

    Dente por dente: fóssil de peixe predador encontrado no Canadá revela nova espécie pré-histórica

    Mandíbula de 350 milhões de anos mostra que estratégia de caça evoluiu antes mesmo da forma de nadar