Orcas atacam barco de brasileiro em Gibraltar, no Mediterrâneo. Veja vídeo

27/04/2022

Entrando em Gibraltar, território britânico na Espanha, o capitão Murillo Novaes passou por uma situação um tanto quanto inusitada, quando seu barco – um catamarã a vela Leopard 45, navegando a motor – foi atacado por duas Orcas (Orcinus orca).

“Elas vieram muito rápido… Na primeira ‘porrada’ no leme, o piloto ainda estava engatado, aí eu já desengatei o piloto, botei a mão na roda para segurar, lógico, para não deixar rodar, mas não travar […]”, relatou Murillo em vídeo enviado à Náutica.

Ele conta que relembrou o aprendizado de engatar a ré para as Orcas perderem o interesse no barco, e funcionou! Confira o vídeo abaixo:

As informações do registro já foram encaminhadas pelo projeto Megafauna Marinha do Brasil ao comitê de pesquisa do Orca Ibérica, que monitora os eventos dessa natureza na região.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tubarão é registrado a 500 metros de profundidade na Antártica e surpreende cientistas

    Registro de janeiro de 2025 mostra tubarão-dorminhoco desajeitado que pode chegar a medir 3 metros de comprimento

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20

    Novo no Canadá, táxi aquático autônomo deve iniciar testes na água em 2026

    Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica

    No Havaí, plástico retirado do oceano está sendo transformado em asfalto

    Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas