Pan 2015

Por: Redação -
18/05/2015

Apenas quatro dias após o Mundial de Laser de Kingston, no Canadá, disputado entre 29 de junho e 8 de julho, Robert Scheidt vai a Toronto, a cerca de 260 km de distância, para buscar sua quinta medalha em Jogos Pan-Americanos. Conforme a divulgação da Confederação Brasileira de Vela nesta segunda-feira (18), Scheidt foi confirmado na equipe brasileira no Pan de 2015. O intervalo curto entre as duas principais competições do ano será um desafio, mas nada que intimide o velejador.

“Com tão pouco tempo entre uma e outra competição, não haverá condições para uma recuperação plena. Mas certamente o esforço valerá a pena. Sinto muito orgulho de voltar a representar o Brasil no Pan. Na minha última participação, em 2007, estava em campanha olímpica na Star, por isso não pude fazer uma boa preparação. Agora o foco é todo na Laser, e estou muito confiante”, destaca Scheidt.

Assim como nas Olimpíadas, onde soma cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) entre as classes Laser e Star, a trajetória de Scheidt nos Jogos Pan-Americanos é vencedora. O brasileiro foi ao pódio em todas as edições de que participou, sempre na Laser: ouro em Mar del Plata/1995, Winnipeg/1999 e Santo Domingo/2003, prata no Rio de Janeiro/2007.

“Tenho ótimas memórias da competição. Foi no Pan de 1995 que conquistei minha primeira medalha de ouro em nível mundial. Foi emocionante”, lembra Scheidt.

A confirmação de Scheidt como representante da classe Laser no Pan de Toronto coroa o seu retorno ao pódio, após um período de afastamento das competições, em março, devido a uma lesão no joelho esquerdo. O velejador ganhou a medalha de bronze na etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela, na França, em abril, e a prata na Semana Olímpica de Garda, na Itália, no dia 10 deste mês.

No retrospecto dos dois últimos anos, o velejador também foi o melhor do País na classe. Depois de uma temporada perfeita em 2013, com destaque para a conquista do 11º Mundial de Laser, em Omã, Scheidt acumulou outros quatro pódios importantes em 2014: ouro na Copa Brasil, na Semana Olímpica de Garda e no Sudeste Brasileiro de Laser, prata na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela. Além disso, foi o quinto colocado no Mundial de Vela de Santander.

Foto: Thom Touw

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    SailGP: na estreia da nova formação, time brasileiro conquista dois top 3

    Equipe correu pela 1ª vez com Paul Goodison no leme e Kahena Kunze como Strategist na etapa em Genebra

    Candidato a deputado, multicampeão “Chula do Jet” defende o desenvolvimento do turismo das águas

    Multicampeão brasileiro e sul-americano de jet, Marcelo Gimenez propõe redução de impostos, criação de infraestrutura pública e parcerias para desenvolver o turismo das águas

    Rio com crocodilos é aprovado para receber remo e canoagem nas Olimpíadas de 2032

    Fitzroy River, em Rockhampton, na Austrália, será usado nos Jogos de Brisbane apesar de preocupações sobre presença dos animais, correntezas, distância e infraestrutura

    Volvo Penta anuncia Sistema IPS Híbrido no São Paulo Boat Show 2026

    Solução terá apresentação conceitual ao lado de destaques como o IPS Professional e os Planos de Manutenção da marca. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro

    Estreante na Refeno, Orion conquista Fita Azul e derruba recorde de 2007

    Trimarã MOD70 comandado por Sérgio Avellar completou a travessia Recife–Fernando de Noronha em 14h18min56s e superou marca histórica do Adrenalina Pura