Pan 2015

Por: Redação -
17/07/2015

O desafio era grande, mas Robert Scheidt reagiu à altura. Apenas quatro dias depois do Mundial de Laser de Kingston, o brasileiro foi a Toronto, a 220 km, para buscar sua quarta medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Após a estreia em sétimo lugar, marcada por ventos fracos e rondados na raia do Lago Ontário, Scheidt chegou à vice-liderança da competição nesta quinta-feira (16). Está empatado em número de pontos com o americano Charlie Buckingham, e a apenas sete pontos do líder, o guatemalteco Juan Maegli.

É entre Scheidt e Maegli, aliás, que a disputa está mais acirrada. Os dois se enfrentaram na segunda-feira (13), quando o guatemalteco fez uma manobra para impedir a passagem do brasileiro e os barcos se tocaram. Scheidt venceu a regata, mas foi desclassificado após um protesto de Maegli, e terminou a terça-feira na sétima colocação geral.

A reação veio já no dia seguinte. Com ventos mais fortes, de até 14 nós, seis regatas foram realizadas entre quarta e quinta-feira. Em todas elas, os dois se alternaram nas primeiras posições, brigando boia a boia. Nesta quinta (16), Scheidt venceu uma das provas e foi quarto e segundo nas outras, média que o aproximou do velejador da Guatemala.

Mas o brasileiro também precisa se preocupar com o americano Charlie Buckingham, com a mesma pontuação, com o canadense Lee Parkhill, a apenas dois pontos de distância, e com Chris Thompson, das Ilhas Virgens. Com todos os cinco primeiros colocados muito próximos na classificação geral, as regatas desta sexta-feira serão decisivas para os competidores, que disputarão a medal race no sábado (18), valendo pontos dobrados.

Já os atletas da RS:X, Patricia Freitas e Ricardo dos Santos, o Bimba, seguem tranquilos na liderança da classe Feminina e Masculina. Patricia venceu mais três regatas ontem e soma 12 pontos perdidos, seis a menos que a segunda colocada a mexicana Demita Veja. Bimba lidera com ainda mais folga, o atleta brasileiro tem 15 pontos perdidos contra 26 do mexicano David Teran, segundo colocado.

As meninas da 49erFX, Kahena Kunze e Martine Grael, também mostraram que sabem superar obstáculos em grandes competições. Após começarem o Pan na segunda posição, as meninas caíram para a quarta e após as regatas de ontem retomaram o segundo lugar da classe que tem apenas seis duplas na disputa.

Fernanda Decnop, da Laser Radial, também recuperou posições após as regatas de ontem e está em quarto lugar geral da classe.

Confira a classificação dos outros brasileiros no Pan-Americano 2015:
Sunfish – João Hackerott – 4º
Hobie Cat 16 – Luiz Claudio Teixeira e Bruno dos Reis Oliveira – 6º
J-24 – John King/Alexandre Saldanha/Daniel Santiago/Guilherme de Almeida – 4º
Snipe – Alexandre Paradeda e Georgia Rodrigues – 7º
Lightning – Claudio Biekarck/Gunnar Ficker/Mira Hackerott – 3º

Foto Divulgação/COB

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista