Pan 2015
Os velejadores brasileiros subiram ao pódio em todas as classes Olímpicas em que disputaram no Pan-Americano de Toronto. Foram seis medalhas e o maior número de pódios, apesar de o Brasil ter conquistado um ouro a menos que a Argentina, que ficou com a primeira colocação no ranking. Destaque para o ouro de Patrícia Freitas, na RS:X, para o tetracampeonato da classe Prancha a Vela, com Ricardo Winicki, e para a 9ª medalha pan-americana de Cláudio Biekarck, nosso Mister Pan, o brasileiro mais velho a subir no pódio em Toronto — levou o bronze na classe Lightning, ao lado de Gunnar Ficker e Maria Hackerott. Nossos velejadores só não chegaram lá em quatro classes que estão na competição, mas fazem parte dos calendários dos Jogos Olímpicos 2016.
Para o coordenador técnico da equipe, Torben Grael, o desempenho foi bom, mas refletiu a prioridade dada às Olimpíadas de 2016.
“A quantidade de medalhas foi boa. Teve menos ouro, mas acho que é normal. O foco é a Olimpíada. O Pan foi um campeonato excepcional, de vento muito fraco, e a gente sabia que ia ser assim. Pegar o atleta que está fazendo campanha olímpica e fazer perder peso só por causa do Pan é um desgaste que não interessa muito à gente. O resultado foi bom”, avaliou.
Torben só não gostou da medalha de prata de Martine Grael e Kahena Kunze, na categoria 49er FX, que por conta da marcação manobra a manobra que elas sofream da dupla argentina, que subiu no topo do pódio. Num desabafo de pai, diante da atitude das argentinas, ele chegou a falar em “lado sujo da vela olímpica”, mas as meninas aceitaram a manobra como parte do jogo.
Os medalhistas
Patrícia Freitas: ouro na prancha à vela (RS:X)
Ricardo Winicki: ouro na prancha à vela (RS:X)
Robert Scheidt: prata na classe Laser
Martine Grael e Kahena Kunze: prata na 49erFX
Fernanda Decnop: bronze na Laser Radial.
Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott: bronze na classe Lightning
Foto: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto
Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado
Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área
Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland
Reconhecimento veio na categoria Transportation; premiação é uma das mais prestigiadas e antigas do mundo no design