Para começar bem

Por: Redação -
25/05/2016
Two speedboats on blue Adriatic sea, Croatia

O feriado está aí e muita gente aproveita o tempo livre para navegar. Para ajudar você a ter uma navegação tranquila e sem problemas, NÁUTICA selecionou 7 dicas que podem fazer com que seu passeio de fim de semana seja o melhor possível. Confira:

Peça ajuda

Quem navega está acostumado a ajudar. Por isso, não tenha vergonha de perguntar, principalmente sobre as características do lugar onde vai navegar pela primeira vez. É muito melhor pedir ajuda antes que socorro depois. E esse é um bom momento também para iniciar uma amizade náutica, que, aliás, costuma ser duradoura.

Corra dos grandes

Fuja dos navios, pois eles — até por causa do tamanho — não desviam de ninguém. Por mais que avistem sua embarcação, dificilmente farão uma manobra para evitar uma colisão. O jeito é manter-se sempre atento e desviar dos gigantes quando avistá-los.

De olho no vento

Navegar com vento de popa é sempre a melhor opção, mas caso o vento esteja muito forte e o mar agitado, posicione sua embarcação em um ângulo de 45 graus e continue navegando. Isso evita que o barco comece a surfar nas ondas e fique incontrolável.

Ancore com segurança

Sempre que precisar ancorar, faça isso com a proa voltada para as ondas. Esse posicionamento evita que a água entre pela popa, que fica mais perto do nível da água. E mesmo que o motor apague, por qualquer motivo, nunca deixe o barco à deriva — ancorar vai deixá-lo mais seguro enquanto procura ajuda.

Mantenha o equilíbrio

Se seu barco tiver flapes, não economize. Eles são de grande ajuda na hora de equilibrar o casco e mantê-lo sempre nivelado. Se, por exemplo, seu barco estiver com muito peso na popa, abaixe os flapes para descer a proa. Isso vai ajudar a manter a navegação suave.

Não brinque com fogo

Incêndio é a principal causa de “perda total” em barcos, muito mais que naufrágios. Por isso, nunca improvise: exija uma instalação elétrica segura e feita por profissionais qualificados. Os tão apreciados churrascos também devem ser feitos com muito cuidado.

Ajude o motor

Aditivos melhoram o desempenho dos barcos, mas sua principal função é prolongar a vida útil do combustível. Isso porque você vai ficar, no mínimo, uma semana sem navegar e o combustível permanecerá no tanque. Nesse tempo, ele pode envelhecer e prejudicar o desempenho do motor.

Foto: Fotolia

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio