Novo píer impulsionará turismo náutico e economia em Guaratuba, no Paraná

Por: Redação -
13/10/2020
Foto: Rafael Soveral

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

A Prefeitura de Guaratuba publicou decreto, nº 23.529, que regulamenta a utilização do flutuante na Baía de Guaratuba, em frente ao Terminal Turístico Pesqueiro (conhecido como Praça dos Namorados). A inauguração está prevista para o próximo dia 24 de outubro, seguindo todas as recomendações sanitárias de prevenção a Covid-19.

Com apelo para o turismo náutico, o píer é exclusivo para atracação e ancoragem de embarcações de esporte e recreio. De acordo com o secretário municipal da Pesca, Cidalgo Chinasso, “o turismo náutico se tornou, além do lazer, uma valiosa fonte de empregos. Uma frota de 20 barcos, por exemplo, representa 10 empregos em terra e de 5 a 10 vagas em atividades técnicas e de serviços. Para cada emprego direto, o setor náutico gera outros três indiretos”.

Leia também

» Projeto de píer turístico em Itapema prevê mais de 2 mil m² de área construída

» Paraná recebe área para implantação da Base Náutica de Guaratuba

» Marinha da Itália conclui atualização do porta-aviões Cavour após 16 meses

O secretário destaca o potencial do turismo náutico para gerar riqueza e a necessidade da preservação do meio ambiente que tem sido destaque neste setor. “Temos que evoluir com planejamento e atender essa demanda de embarcações de esporte recreio, rechaçando a ideia ultrapassada de que se trata de um turismo supérfluo, elitizado demais, o mercado náutico gera empregos diretos e indiretos, movimenta as cidades, e é essa a visão que temos que ter para o futuro”, ressalta.

No flutuante será permitido apenas o embarque e desembarque, podendo a embarcação permanecer atracada pelo tempo máximo de 48h. Como medida de segurança por ser uma área de manobra de embarcações, é vedada no local a prática de qualquer modalidade de pesca, mergulho, natação, e também reparos e manutenções de embarcações.

O píer foi fabricado pela Metalu, que tem soluções adaptadas para cada projeto. A empresa oferece produtos em alumínio de alta resistência mecânica e também a intempéries. Isso se traduz em fácil manutenção e boa durabilidade, além de conforto e sofisticação — que dão um charme especial à área em que são instalados. Construídos com alta tecnologia francesa da Metalu, os píeres são ainda bem-acabados e leves.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    37º Circuito Oceânico Veleiros da Ilha define campeões; confira os resultados

    Regatas finais aconteceram neste domingo (8) com vento sul firme e recorde de participação

    Brasileira Schaefer Yachts terá 7 lanchas em salão náutico internacional

    Estaleiro catarinense apresentará modelos de sucesso no Miami Boat Show, de 11 a 15 de fevereiro

    Estação Polar Tara: a embarcação feita para sobreviver ao gelo extremo do Ártico

    Projeto da francesa Tara Ocean Foundation pode levar até 18 pessoas em seus mais de 400 m². Conheça!

    Empresa italiana "imprime" catamarã em 160 horas com impressora 3D

    Segundo a marca Caracol, o barco de 6 metros foi projetado para navegar em mar aberto. Assista ao processo!

    Tradicional Regata Salvador–Ilhéus completará 30 anos em 2027

    A disputa vai reunir amantes da vela de 25 a 27 de fevereiro do ano que vem — e a expectativa é de muita festa. Confira os resultados da 29ª edição