Projeto de porto em Balneário Camboriú prevê área de 58 mil m² e sete andares

Por: Redação -
22/10/2019

A empresa PDBS recebeu autorização do governo federal para exploração de uma parte do Molhe da Barra Sul e da lâmina d’água, como parte de um projeto de investimento nacional do turismo náutico em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Esta é uma das 15 instalações de turismo marítimo que o governo pretende implementar no país. A concessão dada à PDBS é válida por 25 anos e era necessária para dar sequência ao licenciamento ambiental.

O luxo do projeto é condizente com a fama de “Dubai brasileira” do município. O BC Port, como é chamado, contempla 58 mil m² e sete andares, com uma área comercial de desembarque, mezanino aberto ao público, 21 restaurantes, 60 lojas e 14 quiosques e uma área de entretenimento aberta o ano inteiro. Além de dois andares de hotel e um clube noturno. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 320 milhões.

A base da estrutura será feita com pré-moldados de concreto levadas por barcaças, que saem de um mini porto posicionado em local estratégico de acesso marítimo, sem passar pelo centro da cidade. Após as obras, as embarcações de carga farão o translado de equipamentos de manutenção e abastecimentos dos navios.

Para compensar a estrutura bruta, a empresa optou pelo revestimento com tecido Têncil Stamisol, tecido bioclimático composto de atributos térmicos, estéticos e ecológicos. Assim, de dentro, o turista terá visão da Praia Central de Balneário Camboriú, do Morro da Aguada, ou do transatlântico estacionado à sua margem. Para quem está no litoral, a vista é de uma estrutura harmônica do tecido, montado em camadas, semelhante a escama de um peixe. Neste caso, o peixe robalo, inspiração para o desenho do projeto.

Inspirado no corpo alongado e escamas cinza metálico do robalo, o designer e artista Gilmar Santos Leite deslumbrou os primeiros rascunhos do empreendimento. O peixe é muito comum na região e um atrativo para pescadores no Molhe da Barra Sul. As linhas do BC Port foram inspiradas no peixe que também dá nome ao rio e aos municípios que ele divide, Balneário Camboriú e Camboriú, que no tupi-guarani significa “rio de grandes robalos”.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sede da abertura da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Miami é também forte destino náutico

    Cidade dispõe de insfraestrutura de ponta e conta com um clima tropical durante todo o ano

    Câmara aprova uso de água da chuva e do mar em prédios no litoral; entenda o que muda

    Projeto de Lei agora segue para análise no Senado

    Finalmente, Antártica! Tripulação atraca no continente gelado no 8º episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego

    Fazenda subaquática: plantação no fundo do mar é aposta de empresa italiana

    Ecossistema autossustentável "Nemo’s Garden" é tido como o primeiro do tipo no mundo. Conheça

    Estudo revela “lado B” dos testes nucleares dos EUA nas Ilhas Marshall

    Relatório inédito revela impactos em populações ao redor do mundo e cobra por justiça nuclear