Praia de vidro
O Parque Estadual MacKerricher, perto de Fort Bragg, no estado norte-americano da Califórnia, abriga uma inusitada praia, Glass Beach, formada por um tapete de pedras de vidro multicolorido. O local foi, durante vários anos, usado como lixão pelos moradores, que depositavam ali todo tipo de eletrodomésticos e garrafas.
Dizem que o lixo era atirado pelos moradores dos penhascos que contornam a costa da região, e que a prática era tão comum que muitas vezes se produziam incêndios para reduzir o tamanho da pilha. Somente em 1967 as autoridades deram fim à prática ilegal, proibindo o descarte e iniciando a limpeza da área para sua recuperação ambiental.
Hoje, Glass Beach, que passou por ação da natureza – o mar foi quebrando os vidros abandonados na areia, formando pedras de diferentes tamanhos, formatos e cores – é uma área de proteção ambiental aberta à visitação pública e vem se degradando graças aos turistas, que mesmo proibidos de recolher os pedaços de vidro que compõem a principal característica do local, ainda o fazem. As áreas protegidas da curiosa praia abrigam, ainda, muitas plantas nativas em perigo de extinção, assim como uma grande variedade de caranguejos e moluscos.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos
Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar