Race Village recebe palestra do projeto Mantas de Ilhabela neste sábado (16)
O Race Village, no centro de Ilhabela, receberá palestra do projeto Mantas de Ilhabela, como parte da programação da 49ª Semana Internacional de Vela, neste sábado (16). O torneio tem sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio Mitsubishi Motors.
Na palestra, que começa às 19h, Guilherme Kodja falará sobre as descobertas dos últimos cinco anos, resultados científicos alcançados e tudo sobre a descoberta da mais nova agregação de Raias Mantas Oceânicas do mundo.
O projeto, idealizado pela ONG de preservação ambiental Megafauna Marinha do Brasil, vem estudando a agregação das Mantas Oceânicas (Mobula Birostris), maior espécie de Manta do mundo, em Ilhabela, no litoral paulista.
A ideia é treinar pessoas para que elas possam fazer imagens e gerar identificação dos animais – através da foto ID (foto de suas manchas e pintas ventrais, na parte de baixo do animal, que são suas “impressões digitais”).
A Megafauna Marinha do Brasil aproveita o mês de julho – que é o ápice da temporada das mantas na costa do Brasil – para trazer projetos que visam colocar as pessoas em contato com esses animais gigantescos.
VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda
A iniciativa conta com o RV Megafauna, um barco completamente preparado para o estudo e pesquisa de Mantas e outros gigantes da nossa costa, com equipamentos exclusivos como o Axiom com transdutor Chirp e Downvision, que consegue monitorar as Mantas mesmo depois que elas mergulham.
O projeto ainda utiliza alguns voos de avião para monitorar esses animais longe da costa.
O Megafauna apoia também o projeto Baleia à Vista, que também está na alta temporada na costa paulista. “Esses projetos são extremamente necessários para o estudo e preservação dessas espécies aquáticas, e muitas vezes não ganham a atenção devida da população”, alerta Kodja.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar
Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção
Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata
Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro
Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior