Raias manta servem de inspiração para conceito de novo catamarã francês
Projeto da VPLP, Aperio é uma embarcação de 150 pés de comprimento com 60 pés de boca


Maiores arraias do mundo, as raias manta inspiraram o novo projeto do escritório francês de arquitetura naval VPLP: o superiate Aperio, um catamarã com comprimento de 150 pés (46 metros) e largura de 60 pés (18 metros).
Ao apresentar o conceito de seu mais novo projeto ao público, os responsáveis pelo trabalho descreveram a embarcação como um “navio de duas facetas”. Isso por ser um iate inovador enquanto navega e, ao chegar ao destino, tornar-se um refúgio de paz, segundo a empresa francesa.
Conheça o robô que coleta lixo da superfície da água
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com suas dimensões superlativas, o design é imponente, além de ser marcado por linhas suaves em todo seu entorno. Quando ancorado, o superiate poderá abrir suas espaçosas plataformas laterais, aumentando a área de convivência e criando uma verdadeira ilha flutuante.
A estrutura da embarcação é toda em alumínio e foi pensada para proporcionar o máximo de conforto para seus ocupantes, afirma a VPLP.
Com cada barco conceito tentamos ultrapassar os limites, quebrar as barreiras e imaginar o futuro da vela – Yann Prummel, designer da VPLP
O Aperio terá capacidade para receber até 10 pessoas em seus quatro camarotes — que se conectam na área central do barco. Este espaçoso salão principal, coberto por vidro — o que permite a entrada de muita luz natural — é inspirado no formato e no movimento das raias manta.
Segundo o escritório de arquitetura, as velas do catamarã são totalmente automatizadas e quase duas vezes mais eficientes do que uma embarcação tradicional. Dessa forma, não necessita de uma tripulação com experiência no manejo de veleiros.
Outra inovação do projeto é contar com um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrico, com isso as viagens serão mais silenciosas.
*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025