Raias manta servem de inspiração para conceito de novo catamarã francês

Projeto da VPLP, Aperio é uma embarcação de 150 pés de comprimento com 60 pés de boca

04/11/2022

Maiores arraias do mundo, as raias manta inspiraram o novo projeto do escritório francês de arquitetura naval VPLP: o superiate Aperio, um catamarã com comprimento de 150 pés (46 metros) e largura de 60 pés (18 metros).

 

Ao apresentar o conceito de seu mais novo projeto ao público, os responsáveis pelo trabalho descreveram a embarcação como um “navio de duas facetas”. Isso por ser um iate inovador enquanto navega e, ao chegar ao destino, tornar-se um refúgio de paz, segundo a empresa francesa.

Com suas dimensões superlativas, o design é imponente, além de ser marcado por linhas suaves em todo seu entorno. Quando ancorado, o superiate poderá abrir suas espaçosas plataformas laterais, aumentando a área de convivência e criando uma verdadeira ilha flutuante.

 

A estrutura da embarcação é toda em alumínio e foi pensada para proporcionar o máximo de conforto para seus ocupantes, afirma a VPLP.

 

Com cada barco conceito tentamos ultrapassar os limites, quebrar as barreiras e imaginar o futuro da vela – Yann Prummel, designer da VPLP

 

O Aperio terá capacidade para receber até 10 pessoas em seus quatro camarotes — que se conectam na área central do barco. Este espaçoso salão principal, coberto por vidro — o que permite a entrada de muita luz natural — é inspirado no formato e no movimento das raias manta.

 

Segundo o escritório de arquitetura, as velas do catamarã são totalmente automatizadas e quase duas vezes mais eficientes do que uma embarcação tradicional. Dessa forma, não necessita de uma tripulação com experiência no manejo de veleiros.

 

Outra inovação do projeto é contar com um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrico, com isso as viagens serão mais silenciosas.

 

*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso

    Novo jet elétrico do Batman traz ficção à vida real em embarcação de luxo limitada

    Batizado de Maverick GT Stormy Knight, 27 unidades do jet serão comercializadas pela própria Wayne Enterprises

    Na Espanha, praia de areia preta já abrigou espiões da Guerra Fria e hoje é point de turistas

    Playa de Puerto Naos contrasta escuridão da areia com azul do mar e simpáticos prédios coloridos, além de ostentar o selo Bandeira Azul

    Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

    Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

    Na popa de superiate, Bugatti atrai olhares durante GP Mônaco de Fórmula 1

    Pelo 2º ano, influenciador içou carro de luxo para dentro de embarcação -- dessa vez, uma 170 pés