Raias manta servem de inspiração para conceito de novo catamarã francês
Projeto da VPLP, Aperio é uma embarcação de 150 pés de comprimento com 60 pés de boca
Maiores arraias do mundo, as raias manta inspiraram o novo projeto do escritório francês de arquitetura naval VPLP: o superiate Aperio, um catamarã com comprimento de 150 pés (46 metros) e largura de 60 pés (18 metros).
Ao apresentar o conceito de seu mais novo projeto ao público, os responsáveis pelo trabalho descreveram a embarcação como um “navio de duas facetas”. Isso por ser um iate inovador enquanto navega e, ao chegar ao destino, tornar-se um refúgio de paz, segundo a empresa francesa.
Conheça o robô que coleta lixo da superfície da água
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com suas dimensões superlativas, o design é imponente, além de ser marcado por linhas suaves em todo seu entorno. Quando ancorado, o superiate poderá abrir suas espaçosas plataformas laterais, aumentando a área de convivência e criando uma verdadeira ilha flutuante.
A estrutura da embarcação é toda em alumínio e foi pensada para proporcionar o máximo de conforto para seus ocupantes, afirma a VPLP.
Com cada barco conceito tentamos ultrapassar os limites, quebrar as barreiras e imaginar o futuro da vela – Yann Prummel, designer da VPLP
O Aperio terá capacidade para receber até 10 pessoas em seus quatro camarotes — que se conectam na área central do barco. Este espaçoso salão principal, coberto por vidro — o que permite a entrada de muita luz natural — é inspirado no formato e no movimento das raias manta.
Segundo o escritório de arquitetura, as velas do catamarã são totalmente automatizadas e quase duas vezes mais eficientes do que uma embarcação tradicional. Dessa forma, não necessita de uma tripulação com experiência no manejo de veleiros.
Outra inovação do projeto é contar com um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrico, com isso as viagens serão mais silenciosas.
*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes