Começa a 31ª edição da Recife-Fernando de Noronha, maior regata oceânica em águas brasileiras

12/10/2019

Como uma proposta ousada, desafiadora — fazer uma travessia oceânica, vencendo, à vela, uma distância de 300 milhas —, a regata Recife-Fernando de Noronha, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, não deveria, em tese, atrair mais do que uma dezena de velejadores, daqueles tarimbados para navegar em alto-mar. A recompensa para quem cumpre a missão, porém, é atracar na ilha mais bonita do Brasil. E os comandantes dos veleiros nem precisam ser capitães amadores, graças a uma liberação especial da Marinha, que permite competir apenas com o título de mestre amador. Resultado: nada menos que 95 barcos, entre monocascos, catamarãs e trimarãs, divididos em onze classes, largaram ao meio-dia deste feriado de Aparecida do Marco Zero do Recife, na 31ª edição da Refeno. A bordo deles vão 752 tripulantes, que pagaram inscrição.

“Este ano, tivemos um crescimento de 80% no número de embarcações em relação à última edição”, conta Delmiro Gouveia, comodoro do Cabanga Iate Clube, que para tornar o grande dia da largada ainda mais especial instalou arquibancadas, camarotes e um palco para shows de música ao vivo no Marco Zero de Recife. Vai ter torcida, sim senhor.

 

Fotos: Tsuey Lan

Só o fato de passar duas semanas com os amigos e ainda velejar para um lugar tão lindo já compensa o esforço de chegar aqui”, diz brasiliense Fernando Junqueira, do veleiro Recreio X, de 56 pés, definindo o espírito reinante na Refeno. Detalhe: ele participa da disputa pela 14ª vez!

“A beleza da vela não é chegar, ainda que a chegada seja em Fernando de Noronha: é o caminho. Esse é o espírito da coisa”, defende o navegador Amyr Klink, que também participa da travessia, mas não competindo, apenas acompanhando, a bordo de uma lancha.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público