Regata Comemorativa

Por: Redação -
25/05/2015

A Capitania dos Portos do Estado da Bahia realiza, no dia 13 de junho, a tradicional regata da Batalha Naval do Riachuelo em comemoração à Data Magna da Marinha do Brasil, 11 de junho. Data que celebra o grande feito do Almirante Barroso que completa 150 anos em 2015.

O campeonato será aberto a todos os barcos das classes de Oceano ORC, IRC, RGS A, B, C, e Cruiser, MOCRA A e B, HPE, Mini 6,50, Aberta Monocasco e Aberta Multicasco e monotipos Optimist, Laser, Dingue, Hobie Cat 14 e 16, Supercat 17, Snipe, Daysailer, Trindade e Windsurf.

Os barcos devem se inscrever pelo site www.regatanaval.com.br até o dia 12 de junho de 2015. A competição é válida para o Ranking da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia – FVOBA.

A Batalha Naval do Riachuelo travou-se em 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Essa batalha naval, que colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros, se desencadeou pelo interesse do Paraguai em controlar os rios da bacia do Prata, que significava uma saída para o Oceano Atlântico, sendo uma via estratégica de transporte de pessoas e mercadorias. Esse conflito foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. À época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre.

A estratégia paraguaia era boa. Aproveitariam o nevoeiro intenso da madrugada para atacar os navios de guerra brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou um problema e fez com que todos outros chegassem atrasados para o ataque, num momento em que o nevoeiro já havia dissipado. Com boas condições climáticas e visuais, as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nesta importante e estratégica batalha. Anualmente, no dia 11 junho, Data Magna da Marinha do Brasil, comemora-se o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, ocasião em que são içados nos mastros de todos os navios e organizações de terra os históricos sinais utilizados pelo Chefe Naval durante o confronto.

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá