Regata de abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem história de recordes

Por: Redação -
02/07/2019
Foto: Divulgação

Marcada para o dia 14 de julho, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil leva as principais equipes da competição para uma disputa de ida e volta passando pelo arquipélago e terminando no Farolete 4 de Ilhabela (SP). Serão aproximadamente 55 milhas de regata.

A história da prova de percurso longo que abre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou em 1996 com o objetivo foi dar mais opções aos participantes do evento, que só disputavam, desde a década de 70, regatas triangulares entre bóias.

”É uma regata que exige muito dos competidores, principalmente o planejamento! É preciso se preparar, entender as condições climáticas e adotar a melhor estratégia para contornar Alcatrazes, voltando com velocidade até o YCI”, disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e velejador.

A regata teve recordes históricos, como a do ano passado do barco Crioula (Soto40), que fez a prova em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O melhor tempo anterior era do Camiranga, um Soto65, que completou em 6 horas, 4 minutos 3 segundos, em 2015.

”Acho muito difícil quebrar esse recorde novamente e pra falar a verdade nem me passa pela cabeça fazer isso outra vez com o Crioula. Precisaríamos de uma condição perfeita”, disse Samuel Albrecht, atleta olímpico e integrante do recordista Crioula.

Outro momento marcante foi o treino do Brasil 1 antes da Volta ao Mundo Ocean Race. No ano de 2005, lotado de convidados, o time de Torben Grael fez o percurso em 6 horas e 18 minutos.

No início, a prova tinha largada e chegada no canal de São Sebastião. Aos poucos, a organização adotou alternativas para que os velejadores chegassem mais cedo, pois à noite, a velejada no canal é quase sem vento.

LEIA TAMBÉM
>>Barco Pajero confirma participação na Semana Internacional de Vela de Ilhabela
>>Nova opção de luxo do Airbnb permite alugar até ilhas
>>Yamaha estará no São Paulo Boat Show 2019

Ainda é cedo para prever (mesmo com a ajuda dos meteorologistas) qual será o cenário para o domingo, 14 de julho de 2019. Cada ano é diferente, com entrada de vento forte, fraco, merreca, lua cheia, céu nublado, chuva, etc… Existe a possibilidade de os velejadores se depararem com as baleias jubartes, que estão passando por Ilhabela para reprodução no litoral baiano.

Para o velejador profissional André ‘Bochecha’ Fonseca, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tem sempre um truque. ”Principalmente quando tem vento leste na ida, quando forma atrás do morro da Ponta da Sela um bolsão sem vento. É essa a parte mais difícil quando predomina o leste. A regata de vento sul é mais dura, pois tem um contravento forte na ida e uma volta rápida de popa”.

”É uma regata com muita bandeira amarela e nós sempre tentamos não fazer um mau resultado, pois ela é importante. Para ser campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é preciso fazer uma boa média e descartar a Alcatrazes por Boreste por um resultado ruim não é uma boa ideia”, concluiu o tático do Pajero, equipe que vai disputar o título da competição na classe ORC com seu S40.

No mesmo dia, só que para os barcos menores, saem no mesmo horário a Ilha de Toque-Toque por Boreste e a Renato Frankenthal. O tradicional desfile dos barcos antes da regata de abertura está confirmado!

Inscrições

Os velejadores de barcos com vagas próprias pagarão R$200 para participar da Semana de Vela de Ilhabela. Nas poitas do Yacht Club de Ilhabela, o valor passa para R$420. As vagas nas marinas estão esgotadas. As equipes têm até o dia 10 para garantir a participação na maior competição de vela oceânica da América do Sul.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição.

Nas categoria RGS, Bico de Proa, Clássicos e Multicascos apenas os veleiros afiliados à ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano garantem o mesmo desconto de 30% sobre os valores vigentes da inscrição. A medida atende ao pedido da própria ABVO, fomentadora da modalidade no País.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024