Regata Transat Jacques Vabre confirma 60 barcos na linha de largada

Por: Redação -
22/10/2019
Foto: Jean-Louis Carli

Os barcos já estão prontos para correr a 14ª edição da regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Ha Vabre, que tem seu início marcado para o domingo (27), a partir de 7h, em Le Havre (França) com destino à brasileira Salvador (BA). O veleiro Bank of Léman foi o último a chegar ao porto de partida com três dias de atraso. A embarcação já está posicionada num dos píeres destinados à regata.

A dupla Simon Koster e Valentin Gautier conseguiu arrumar um problema na antepara do veleiro Class40 na véspera da viagem à Normandia, mas já está pronta para as 4 350 milhas náuticas pelo Atlântico. Os suíços fazem sua estreia na competição de vela oceânica e brigarão pelo título de sua categoria com outros 26 veleiros. “É impossível estar na água um mês antes do início e dizer que somos os grandes favoritos”, disse Valentin Gautier. “Estamos em uma fase em que aprendemos sobre o barco toda vez que navegamos”.

O Bank of Léman é um modelo novo da Class40 feito pelo engenheiro naval Sam Manuard. A prova bateu recorde histórico de participantes com 60 embarcações profissionais na linha de largada. As outras classes na disputa são IMOCA, com 30 veleiros, e Multi50, com três.

Veja a lista completa de participantes

Atual campeão da Class40, o francês Max Sorel fará campanha na Transat Jacques Vabre agora de IMOCA. O velejador Max Sorel, skipper do VandB, tem um modelo novo (e com foils) para entrar na briga dos 60 pés.

A categoria colocou 30 veleiros em disputa e hoje pode ser apontada como uma das mais fortes de oceano do mundo, com participações em outras regatas como Ocean Race e Vendée Globe.

”A classe IMOCA tem os melhores velejadores do mundo e agora conta com vários barcos na linha de largada, uns novos com foils e outros da geração antiga. Será um grande duelo”, explicou Maxime Sorel. ”Os franceses amam velejar de oceano. É uma herança de Eric Tabarly! Por isso investem muito na vela”.

Saiba quais são os velejadores da IMOCA da Transat Jacques Vabre

A Transat Jacques Vabre é disputada em duplas e sempre para num país produtor do café, por isso é chamada também de Regata do Café.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Design de iate chinês foge do convencional e chama atenção; conheça o Allegro Flybridge 98

    Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp

    Clima natalino? Fenômeno natural faz areia de praia em SP "brilhar no escuro"; assista

    Bioluminescência chegou a Itararé, em São Vicente, no último sábado (6). Registro mostra o brilho se formando de perto

    Há 5 anos, Aleixo Belov cortava o mastro do histórico veleiro Três Marias para inaugurar o Museu do Mar

    Mastro do barco construído por ele mesmo, com o qual deu 3 voltas ao mundo, era maior que o teto do casarão tombado onde está exposto; veja como foi o processo

    Entenda como munições da 2ª Guerra no fundo do mar são o lar de milhares de animais marinhos

    Mexilhões, anêmonas, peixes e caranguejos ocupam os espaços a poucos centímetros de cargas explosivas na costa alemã

    Médico compra primeiro barco na NX Boats e destaca "desburocracia" como principal diferencial

    Além da facilidade de compra, cliente ressalta o custo-benefício e a qualidade das embarcações