Regata Volta à Ilha completa 50 edições neste sábado, em Santa Catarina

Por: Redação -
05/12/2018
Foto: Gabriel Heusi

Encerrando o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina, acontece neste sábado (8) a Regata Volta à Ilha, com largada na Sede Central, às 10h. Principal competição de vela oceânica do estado, a edição deste ano marca uma data especial na história do evento, já que essa será a 50ª vez que a regata, realizada desde 1969 pelo Veleiros da Ilha, acontece.

Com percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 quilômetros, a Regata Volta à Ilha conta com disputas emocionantes todos os anos. Com largada em direção ao Sul da Ilha a regata termina nas proximidades do Forte de Sant´Ana, próximo à Ponte Hercílio Luz, com as tripulações sendo recebidas pelo público que acompanha a chegada na Avenida Beira-Mar Norte. A Volta à Ilha é aberta às classes, ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos e vale ainda como última etapa da Copa Veleiros de Oceano.

O recorde da competição pertence ao Mano Champ´s, com a marca de 8h43m01s, estabelecida em 2011. Assim como em todos os anos, a expectativa é que algum barco consiga superar a marca que já dura sete edições. Antes do Mano Champ´s quebrar a barreira das nove horas, o recorde pertencia ao Catuana Kim,  que em 2005 estabeleceu 9h13. Atual Fita Azul, o Itajaí Sailing Team marcou 9h21 no ano passado, terceiro melhor tempo da história.

Em 2014 e 2015 a vitória ficou com o Katana, enquanto em 2016 deu Zeus Team, ambos da Classe C30. Com tantas embarcações de alto nível fica difícil prever um favorito para a edição de 2018.

LEIA TAMBÉM

>>Florianópolis recebe certificações do programa Bandeira Azul
>>Novo superiate de 63 metros da Benetti traz área de 162 m² exclusiva para proprietário
>>Velejadores do Cabanga participam de clínica de Optimist em Maria Farinha

18ª Regata Ilha do Largo

Paralelo à Regata Volta à Ilha de Santa Catarina ocorre a 18ª Regata Ilha do Largo, destinada aos barcos de menor porte, como HPE-25, Bico de Proa B e Carmelitas e tem largada no mesmo local e horário, mas com um percurso mais curto. Os veleiros contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, um contorno será feito na Ilha de Ratones Pequeno, próximo a Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.

Reunião de Comandantes:

Nesta quarta-feira (5), acontece a Reunião de Comandantes, a partir das 19h30, na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina. Na ocasião, a organização se reúne com os participantes da regata para tirar as dúvidas e passar as instruções de regata aos velejadores.

Café da manhã:

A partir das 7h30 deste sábado, será oferecido um café da manhã para os velejadores, assim como a Tradicional Canja de Galinha, entre as 20h de sábado e 8h de domingo.

É importante também ressaltar o convite aos associados para que aguardem a chegada do Fita Azul na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, bem como a entrega do Troféu Transitório Professor Martins. A premiação da Regata Volta a Ilha acontece na quarta-feira, 12, a partir das 20h, no salão social do ICSC.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Banco de Arguim: conheça encontro entre deserto e vida marinha na costa da Mauritânia

    Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo

    Submarino fora d'água vira estadia completa em camping do Reino Unido

    Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional

    Concessão de marinas públicas pode impulsionar setor náutico brasileiro

    Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos

    De chamego: tubarões-baleia são flagrados "flertando" em registro raro da natureza; assista

    Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada