Revestimento para barcos

Por: Redação -
20/05/2016

 

Para atender o avanço do segmento náutico e um consumidor cada vez mais exigente, o mercado de embarcações oferece produtos de alta performance. Além de tranquilidade e segurança ao navegar, barcos, lanchas e iates têm apresentado cada vez mais conforto e sofisticação no seu interior. Mas a decoração vai além do bom gosto, os materiais precisam ser próprios para o ambiente náutico, considerando a maresia e a umidade.

O revestimento do estofado de uma embarcação, por exemplo, exige uma qualidade diferenciada. Constantemente exposto aos raios UV, à umidade, à maresia e as mais diversas condições climáticas, o material necessita de maior resistência, impermeabilidade e proteção antibacteriana, para evitar a proliferação de bactérias e bolor.

Um dos produtos disponíveis no mercado com indicação para este tipo de aplicação é o revestimento Facto® Náutico, produzido pela Cipatex®. Ele conta com a proteção Microban®, eficaz contra fungos e bactérias, além de ser eficaz contra odores e manchas, contribuindo para a higiene e prolongando a aparência de novo por mais tempo.

Segundo Luis Spezzotto, gerente de produto moveleiro da Cipatex®, a facilidade de limpeza do revestimento também deve ser levada em conta, uma vez que o produto fica exposto ao vento e pode acumular sujeira. “O ideal é que o revestimento não retenha poeira e que seja resistente à aplicação de álcool e produtos multiuso, que eventualmente podem ser utilizados”, afirma.

Em relação a cores, as tonalidades mais claras e neutras são as mais indicadas, já que dão amplitude ao ambiente e aquecem menos com o calor do sol. Para dar um ar moderno na decoração, as almofadas ou outros acessórios podem receber cores mais fortes.

Além de optar por um revestimento adequado, a qualidade interna do estofado também merece atenção. Spezzotto alerta para a escolha de uma espuma que não apresente problemas de mofo, principalmente a peça que ficará na área externa da embarcação. “Não adianta o revestimento ser antimofo se o material interno for de qualidade duvidosa. O revestimento poderá ficar intacto, mas o enchimento tende a deteriorar”, acrescenta.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista