Rio 2016


A Regata Internacional de Vela, evento-teste da modalidade para as Olimpíadas 2016, que acontece no Rio de Janeiro até o dia 22 deste mês, contará com cinco das dezessete novas ecobarreiras que serão instaladas nos rios que mais afetam a qualidade da água da Baía de Guanabara, local onde acontecerão as competições.
A Secretaria de Estado do Ambiente informou que as novas estruturas serão colocadas junto à quatro mais antigas neste primeiro momento, mas até 2016, todas as dezessete novas ecobarreiras estarão em funcionamento. Elas são mais resistentes e contam com um sistema mecânico de retirada do lixo acumulado, com a utilização de caminhões para o transporte dos resíduos sólidos até aterros sanitários.
Além do sistema de ecobarreiras, o evento poderá contar com o auxílio de dez ecobarcos, que já estão sendo usados desde julho, para tornar a coleta do lixo da Baía de Guanabara mais eficiente. Com o auxílio da operadora ProOceano, o sistema monitora a rota do lixo flutuante e rastreia os barcos via satélite, avisando-os com antecedência sobre a situação.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilieg González e Mirtha Verena viveram o momento romântico com direito a faixa de pedido estendida na proa do barco
Registro foi feito próxima à Ilha Rasa, na zona sul do munícipio do Rio; temporada de avistamentos já começou
Acredita-se que navio português tenha sido capturado durante um dos ataques piratas mais ousados do século 18 e guarde tesouro incalculável
Bianca Colepicolo analisa o sucesso do projeto, que foi aberto ao público e uniu esporte, cultura e empreendedorismo
Estudo aponta que organismo retirou até 42% de antibiótico de águas residuais