E agora? Expedição Rumo Certo encalha lancha no Canal do Varadouro. Assista!

Por: Redação -
24/05/2022

O navegador Marcos Granado, capitão da travessia de lancha Rumo Certo, do Canal Náutica, entre Caraguatatuba e a Ilha do Mel, era só felicidade quando entrou no Canal do Varadouro, em Cananéia, rumo à Ilha do Mel.

Afinal, o Varadouro é um dos lugares mais bonitos do Brasil para se navegar. Além do mais, a travessia do longo e estreito canal de água doce e salgada que corre paralelo à praia, na divisa de São Paulo com o do Paraná, seria uma das atrações do programa Rumo Certo, que ele comanda e que vai ao ar aos domingos, às 11 horas, no Canal Náutica no YouTube.

Mas, apesar da navegação especial, em meio a uma paisagem muito bonita, o passeio pelo chamado Mar de Dentro (ou Mar Pequeno) exige atenção e conhecimento, porque o curso d’água, embora plácido, esconde verdadeiras arapucas para os barcos. Há sempre o risco de encalhar num banco de areia.

Foi aconteceu com a lancha de 37 pés comandada pelo experiente capitão Granado. Bastou um instante de distração para que a lancha parasse em cima de um banco de areia. “Errei uma passagem e assentou o barco”, lamentou o apresentador do Rumo Certo.

Não foi por falta de aviso. Antes de entrar no canal, na cidade de Arary, ele entrevistou um experiente navegador local, o Gilmar, que advertiu: “Muita atenção no começo do Canal, que é bem raso. É preciso tomar cuidado com os bancos de areia, seguindo mais à esquerda. E sempre de maré alta”.

Eram 17h20 quando Granado apontou a proa para o Varadouro. A ideia era pernoitar na Ilha dos Papagaios. Antes de a noite cair, ele já estava encalhado, na companhia do tripulante Juliano e de seu pai, Salvador Granado. O jeito foi lançar âncora (que Juliano carregou nas mãos por cerca 20 metros, antes de unhá-la) e esperar a maré encher novamente, para seguir viagem, o que só iria acontecer por volta das 2h da madrugada.

Gravada por meio de um drone, na hora do pôr do sol, a imagem da lancha encalhada no banco de areia é belíssima. Seria uma composição de arte pura, não fosse uma travessura da natureza. Confira os detalhes no próximo episódio do programa Rumo Certo. No ar, neste domingo, às 11 horas, no Canal Náutica no YouTube.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda