SailGP: time brasileiro tem participação interrompida em etapa sem Martine Grael como capitã

Apesar de mostrar competitividade no Canadá, equipe sob liderança de Paul Goodison sofreu penalização e abandonou a prova

23/06/2026
Foto: Instagram @mubadalabrasailgp / Divulgação

A 7ª etapa do SailGP foi disputada no último final de semana (dias 20 e 21) em Halifax, durante o Canada Sail Grand Prix. A princípio, as águas canadenses pareciam promissoras para o time brasileiro Mubadala Brazil — que fazia sua estreia sem Martine Grael como capitã. Mas, mesmo mostrando boa competitividade na etapa, um incidente fez o time se despedir mais cedo.

No dia 18 de junho, pouco antes da disputa, um post do Mubadala Brazil no Instagram pegou os internautas de surpresa. Na publicação, a organização anunciava que Martine Grael, até então a primeira mulher a assumir um posto de capitã na história da competição, passaria a atuar como estrategista, cedendo o lugar para Paul Goodison.

Como parte do desenvolvimento contínuo da equipe, o Mubadala Brazil vai aproveitar a etapa do Canadá para aprender a partir de uma dinâmica diferente a bordo– afirmou a publicação

Sendo assim, o time chegou ao Canadá com Paul liderando a equipe; os brasileiros Marco Grael, Mateus Isaac e Breno Kneipp como Grinders; o dinamarquês Rasmus Køstner como Flight Controller; o italiano Pietro Sibello como Wing Trimmer e Martine como Strategist. Marina Arndt e Richard Mason são os reservas.

A 7ª etapa do Mubadala Brazil

A etapa canadense foi disputada em um formato excepcional, com a frota dividida em dois grupos — sendo o Brasil do grupo A. No sábado (20), o Mubadala chegou a cruzar a linha de chegada na segunda colocação na primeira corrida do dia. No entanto, a regata acabou anulada pela organização após exceder o tempo limite estabelecido, fazendo com que o resultado não fosse contabilizado.

Foto: Instagramn @mubadalabrasailgp / Divulgação

Nas corridas válidas, a equipe terminou em quarto e sétimo lugares, demonstrando competitividade em momentos importantes das disputas e apresentando evolução especialmente nas largadas e nas primeiras pernas da disputa.


Já no domingo (21), a participação brasileira foi interrompida após um incidente envolvendo uma das marcas do percurso. O contato provocou danos na embarcação e impediu a continuidade da equipe na etapa. Após análise do caso, o júri da competição aplicou uma penalidade de quatro pontos ao Mubadala Brazil.

Obviamente não saímos de Halifax com o resultado que queríamos, mas tivemos alguns momentos muito competitivos ao longo do fim de semana– destacou Paul Goodison

Martine Grael também comentou o incidente: “na primeira regata do dia, a gente teve uma disputa muito próxima na montagem da boia de popa e acabamos tocando a marca. Infelizmente, isso causou uma avaria no foil e encerrou o nosso fim de semana.”

Faz parte da vela de alto rendimento. Estamos sempre buscando os limites e, às vezes, erros de julgamento acontecem– comentou

Martine Grael foi a primeira capitã da história do SailGP. Foto: Instagram @mubadalabrasailgp / Divulgação

Com o resultado de Halifax, o Mubadala Brazil soma oito pontos e ocupa a 13ª colocação na classificação geral do Rolex SailGP Championship. A próxima parada da temporada será o Emirates Great Britain Sail Grand Prix | Portsmouth, nos dias 25 e 26 de julho.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    SailGP: time brasileiro tem participação interrompida em etapa sem Martine Grael como capitã

    Apesar de mostrar competitividade no Canadá, equipe sob liderança de Paul Goodison sofreu penalização e abandonou a prova

    Em clima de Copa: Marina Itajaí Boat Show terá telão e ativações voltadas ao torneio

    Salão náutico, que acontece de 2 a 5 de julho, promete figurinha personalizada, camiseta exclusiva e atrações para toda a família

    Aumento de idosos no Brasil: Triton registra alta de 40% nas vendas para público sênior

    Movimento acompanha cenário em que a proporção de idosos no país passou de 11,3% para 16,6% entre 2012 e 2025, segundo dados do IBGE

    Setor náutico cresce no Brasil, mas falta mão de obra qualificada; veja áreas em alta

    Com frota perto de 1 milhão de embarcações, mercado amplia oportunidades em áreas técnicas, operacionais e de serviços

    Azimut levará os seis modelos produzidos em Itajaí ao maior salão náutico do Sul do país

    De lanchas a iates de luxo, estaleiro italiano promete seis embarcações nas águas do Marina Itajaí Boat Show. Saiba quais modelos são esperados!