1º Salão de Usados Náutica movimentou Angra dos Reis e atraiu mais de 2,5 mil pessoas

Evento de 4 dias na Marinas do Atlântico registrou negócios acima do previsto, com mais de 15 barcos vendidos

01/12/2025
Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O 1º Salão de Usados Náutica encerrou sua primeira edição na Marinas do Atlântico, em Angra dos Reis (RJ), com mais de 2,5 mil visitantes registrados. Mais de 15 embarcações seminovas foram vendidas — número acida do previsto — , ao passo que inúmeras negociações foram iniciadas com quem quer aproveitar o barco ainda na temporada de verão.

A combinação entre boas ofertas, curadoria técnica e a estrutura de alta qualidade da Marinas do Atlântico mostrou que esse formato tem força para crescer e ficar de vez no calendário náutico brasileiro-avaliou Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica e da Boat Show Eventos

Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica e da Boat Show Eventos, organizadora do salão náutico. Foto: Rafael Simões / Revista Náutica

Com mais de 80 barcos em exposição, de lanchas de 20 pés a modelos acima de 80 pés, o evento também marcou a inauguração da Marinas do Atlântico, que trouxe à região uma completa estrutura náutica.

Travel Lift da Marinas do Atlântico é um dos maiores da América Latina. Foto: Mauro Santos @msa.fotografia / Revista Náutica

Os visitantes puderam conhecer o complexo que soma 150 vagas molhadas, 35 vagas secas, travel-lift para erguer embarcações de até 240 toneladas (um dos equipamentos do gênero com maior capacidade na América do Sul), heliponto homologado, pátio de serviço e píeres flutuantes em concreto, solução de engenharia única no país que reforça a vocação da região como destino náutico.

A resposta do público em Angra superou as nossas projeções. Recebemos pessoas em busca do primeiro barco, clientes experientes atrás de upgrade, e famílias que vieram apenas conhecer a marina e saíram com propostas na mão– detalhou Vicentini

Para Guto Cavalcanti, representante da Kadu Marine — que atracou no evento com embarcações de marcas como Schaefer, Princess, Ventura e Fibrafort — , a expertise do Grupo Náutica no evento de seminovos foi muito importante. Segundo ele, todos os expositores que participaram “estão acostumados a fazer feiras de seminovos individualmente”, mas, com o Grupo Náutica, o evento ganha “outro peso”.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Quem compartilha desse sentimento é Junior Santos, sócio-administrador da JRG NÁUTICA. Para ele, “é de extrema importância ter um evento como este (…), principalmente os bem-organizados”, como foi feito junto à NÁUTICA. “Todos os nossos barcos estão praticamente vendidos, com negociações bem avançadas. O evento foi realmente maravilhoso”, disse.

 

Já para Matheus Strauss, representante da BYS International, o Salão de Usados NÁUTICA exerce um papel importante no setor, uma vez que, para ele, o mercado de seminovos “acaba sendo muito maior do que a quantidade de embarcações novas”.

No final das contas, quem está vendendo um barco usado é cliente comprador para um barco novo e tudo acaba tendo uma sinergia muito grande– comentou

Evandro Souza, da Boats Multimarcas, vê outro ponto positivo: o barco pronto para uso. “Quando o cliente compra um barco zero, geralmente a empresa tem que produzir, então demanda tempo. No barco seminovo, não; o barco já está pronto para o cliente comprar, levar e navegar no próximo verão”, destacou.


Thalita Vicentini destacou que Angra, o palco do evento, “é destaque mundial pelas suas belezas paradisíacas e belas águas”, o que, naturalmente, movimenta o turismo náutico. João Willy Seixas Peixoto, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, endossa o argumento.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Para ele, “o turismo náutico é hoje um dos segmentos mais fortes em Angra dos Reis”, logo, “é importante que essa iniciativa entre para o calendário oficial de Angra dos Reis e se torne referência na cidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Conheça o megaiate ligado a bilionário russo que cruzou o Estreito de Ormuz em meio ao bloqueio

    Embarcação de 464 pés atravessou rota bloqueada pelo Irã mesmo não sendo um navio cargueiro. Veja mais detalhes do barco!

    De ameaça a oportunidade: peixe-sapo invasor pode virar fonte de renda no litoral do Paraná

    Novo projeto pretende avaliar se a carne do animal é boa para consumo e envolver os pescadores no monitoramento dessa espécie

    Da Antártica ao Brasil: navio Bandero, da operação internacional Krill Wars, pode ser visitado em Ilhabela

    Embarcação da Captain Paul Watson Foundation esteve envolvida em ações diretas para interromper a pesca industrial de krill. Visitas são gratuitas

    Tubarão é registrado a 500 metros de profundidade na Antártica e surpreende cientistas

    Registro de janeiro de 2025 mostra tubarão-dorminhoco desajeitado que pode chegar a medir 3 metros de comprimento

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade