Governo de Salvador anuncia R$20 milhões em investimentos para fomentar a náutica; confira

Valor também será dedicado a criação da primeira Marina Pública Municipal. Anúncio ocorreu durante a abertura do Salvador Boat Show

31/10/2025
Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Palco de grandes atrações do mundo náutico, o Salvador Boat Show 2025 — que seguirá até domingo (2) — entregou mais uma grande novidade durante sua abertura. Bruno Reis, prefeito de Salvador, anunciou um investimento em torno de R$ 20 milhões e um planejamento estratégico para fortalecer o turismo náutico e consolidar a cidade como a capital brasileira do turismo náutico.

Queremos conectar Salvador às águas. Sabemos o quanto a Economia do Mar pode ajudar a contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa cidade– destacou o prefeito durante a abertura

Os recursos serão aplicados na ampliação da infraestrutura, com foco na construção da primeira Marina Pública Municipal, melhorias nos serviços de atracação e expansão da rede de apoio aos navegadores.

Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Além disso, o valor também será direcionado à capacitação profissional e em ações de promoção turística, com o objetivo de atrair turistas e investidores estrangeiros e tornar a Baía de Todos-os-Santos o maior polo náutico do Brasil. Entenda como funcionará o plano, segundo o prefeito.

Curto prazo

  • Ampliação do calendário náutico;
  • Melhorias na infraestrutura de atracação;
  • Serviços para os navegadores.

Médio prazo:

  • Estimular parcerias público-privadas para a expansão de clubes náuticos e criação da marina pública;
  • Capacitar a mão de obra da região;
  • Gerar empregos que acompanhem o crescimento do setor.

Longo prazo:

  • Consolidar Salvador como a principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul.

O Salvador Boat Show tem sido fundamental para mostrar o nosso potencial e, a cada edição, o evento cresce, com a certeza de que será realizado, pelo menos, nos próximos três anos– comentou Bruno Reis

Rodeada por 18 municípios e com mais de 53 ilhas, a Baía de Todos-os-Santos foi um dos principais pontos destacados por Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar de Salvador. Ele apontou o PIB da Economia do Mar, que representa 2,8% do indicador, como um fator do imenso potencial da capital baiana.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Ela também ressaltou a importância da criação da Secretaria do Mar, que nasceu em fevereiro deste ano com a missão de fomentar o setor e trazer a cultura náutica para Salvador. “Estamos assumindo o que nós somos”, disse Lomanto.

 

Entretanto, o crescimento de Salvador como destino turístico náutico não se deve apenas ao poder público — que tem grande parte nisso. As empresas estão depositando cada vez mais fichas no potencial náutico da região. Prova disso é o número de expositores no salão, que dobrou em relação ao ano passado.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Além disso, as estruturas foram ampliadas e, com isso, espera-se superar o volume de negócios e visitantes em relação ao evento de 2024. Pelo menos, essa é a aposta de Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e anfitrião do evento. Para ele, “há uma aposta firme no setor náutico em Salvador”.

Isso vai potencializar ainda mais o turismo na região, fortalecer os eventos e, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das próximas edições do Salvador Boat Show– declarou Ernani Paciornik

Já a diretora do Boat Show, Thalita Vicentini, destacou que o evento é o reflexo de uma cidade que está redescobrindo sua vocação náutica. “O anúncio dos investimentos reforça que o poder público e a iniciativa privada estão alinhados para consolidar Salvador como uma referência nacional no setor”, enfatizou.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

“Ver o evento crescer, dobrar de tamanho e atrair novas marcas mostra que o público está engajado e que existe uma demanda real por experiências ligadas ao mar. A cada edição, o Boat Show fortalece o turismo, gera oportunidades e projeta a Bahia no mapa dos grandes destinos náuticos do Brasil”, completou.


Mais sobre o Salvador Boat Show

Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete movimentar o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.

 

O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

 

Anote aí!

Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário
: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia