Schaefer Yachts constrói lancha especial para a Polícia Ambiental catarinense
A nova V33 Cabin tem pintura camuflada e muitos detalhes de barco militar. Um modelo similar todo branco já está a caminho dos EUA
A Schaefer V33 de lazer você já conhece. Primeiro modelo de uma nova linha do estaleiro Schaefer Yachts, a V33 é uma lancha esportiva e elegante, para paladares mais apurados, e que já tem uma verdadeira legião de fãs, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Agora você vai conhecer a Schaefer V33 Cabin, projetada especialmente para atender às necessidades da Polícia Ambiental catarinense.
NÁUTICA Trip: navegamos com Marcio Schaefer até Bahamas a bordo da V33
Canal Náutica testa Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Unindo espaço, versatilidade e um casco com excelente navegabilidade, a lancha, do tipo walk around — termo inglês usado para identificar embarcações cuja cabine não impede a circulação na proa —, supre todas as necessidades da Polícia Ambiental. Para isso, porém, teve que passar alguns ajustes, como explica o projetista e presidente do estaleiro Marcio Schaefer.
Com inspiração militar, o barco ganhou uma pintura especial e um posto de comando fechado, para os policiais poderem trabalhar com conforto no inverno catarinense, que costuma ser rigoroso– explica Marcio Schaefer, presidente da Schaefer Yachts
“O barco, que estamos chamando de V33 Cabin, ficou muito bom para isso. Mas essa cabine tem janelas nos dois bordos que, quando abertas, nos dias mais quentes, permitem a entrada da ventilação natural. Além disso, a lancha tem gerador e ar-condicionado”, completa.
Outras adequações para o uso militar — essas menos perceptíveis à primeira vista —, estão na largura do casco (maior, para facilitar a circulação), e na cabine interna, que ficou mais despojada. “Acrescentamos 20 centímetros nos bordos. Com isso, o barco ficou com uma passagem lateral ainda melhor”, explica Marcio.
Só isso? Não! “Com o novo projeto, a lancha ganhou uma porta na proa, para embarque e desembarque, e um nicho para puxar rede. Tem também um rack para levar um bote inflável no teto”, ele acrescenta. A motorização é de popa: dois Mercury Sea Pro, de 300 hp cada (que são motores de trabalho). “Nos testes, o barco alcançou 40 nós de velocidade máxima, uma ótima marca”, garante Marcio.
Apesar da pegada militar, a V33 Cabin foi projetada para navegar também como barco de lazer em regiões de frio intenso. “Já estamos enviando para os Estados Unidos uma igual a essa, só que com pintura branca, em vez de camuflada. E pretendemos exportar esse modelo também para o Canadá e, especialmente, para os países do norte da Europa, onde ela é muito viável”, revela o comandante da Schaefer Yachts.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência