Scheidt vence o Sul-Americano de Star e conquista 182º título da carreira

Por: Redação -
17/11/2021
(Foto: Caio Souza/On Board Sports)

Robert Scheidt conquistou o título de número 182 da carreira nesta segunda-feira (15), em Ilhabela. O bicampeão olímpico levantou o troféu de campeão sul-americano ao lado do proeiro Ubiratan Matos após uma disputa acirrada com a dupla Jorge Zarif/Arthur Lopes no litoral norte paulista. “Estou muito feliz de ter vindo para o Brasil competir em Ilhabela e contente demais com essa conquista”, declarou o maior medalhista do Brasil em Olimpíadas.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A vitória de 2021 marcou a terceira conquista continental de Scheidt no seu retorno à classe Star, na qual tem três títulos mundiais e duas medalhas em olimpíadas, após dois anos de ausência. A última competição oficial havia sido o Campeonato Europeu de 2019. Os outros títulos sul-americanos de Robert foram em 2006, com Bruno Prada, e 2018, com Arthur Lopes, ambas no Rio de Janeiro. Na estreia da parceria com Ubiratan Matos, veio o tricampeonato. Agora, a vitoriosa carreira de Robert registra 90 conquistas internacionais e 92 nacionais.

Leia também

» A saga de Lars Grael em 40 anos de desafios na Regata Santos-Rio

» 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha tem 85 barcos confirmados para 2021

» Canoísta santista garante vaga para Mundial em disputa no Ceará

Scheidt mostrou a regularidade que marca sua trajetória na vela. Das oito regatas disputadas, venceu três, chegou em segundo lugar em quatro e apenas na última prova terminou com um sexto, resultado considerado como descarte. No final, Robert Scheidt e Ubiratan Matos conquistaram o título com 11 pontos perdidos, seguidos por Jorge Zarif/Arthur Lopes, com 13pp, e  Mario de Jesus/Guilherme de Almeida, com 20pp.

“Tivemos condições excelentes para velejar em Ilhabela. Quatro dias de vento leste forte. O Sul-Americano foi muito disputado e tivemos uma briga intensa com a dupla do Jorge Zarif. No dia decisivo (nesta segunda), eles ganharam a primeira regata, quando sofremos uma punição, uma bandeira amarela, próximo da linha de chegada, e ficamos em segundo. Na outra prova, como tínhamos um descarte melhor, adotamos uma tática mais agressiva. Fomos mais para o match race (disputa barco a barco) e conseguimos atrapalhar a regata deles. Com isso, chegaram em quarto lugar e conseguimos ganhar o campeonato”, contou Scheidt.

Robert revelou problemas no Star que exigiram espírito de superação da dupla. “Tivemos algumas avarias no barco hoje, o que não ajudou, claro. Na primeira regata, a minha alça de escora, que é onde eu fico preso ao barco quebrou. Já na segunda prova, foi a do Bira que estourou. Mas conseguimos nos superar mesmo com esses problemas e estou muito feliz pelo campeonato que fizemos. E feliz também pelo trabalho do Bira para preparar o barco. Precisamos trocar o mastro e a vela depois do Campeonato Paulista e o regulamos novamente. Essa preparação entre as competições foi importante e evoluímos muito”, comentou Scheidt, citando o estadual disputado em Ilhabela uma semana antes do Sul-Americano, o qual terminou com o vice-campeonato.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 7º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip flutuante da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor sobre as águas da Baía de Guanabara