Semana de Vela de Ilhabela segue World Sailing e une barcos diferentes num mesmo campeonato

Por: Redação -
18/07/2018
Foto: Aline Bassi

A Semana de Vela de Ilhabela uniu as duas principais classes de barcos de oceano num mesmo campeonato. As regatas de 20 a 28 de julho terão ORC e IRC correndo juntas em busca do título geral do principal evento de vela da América do Sul.

A World Sailing – Federação Internacional de Vela – já aplica o mesmo formato no Offshore World Championship (Mundial de Oceano), que ocorre em Haia, na Holanda. O evento brasileiro também terá os campeões de cada categoria, mas a somatória de pontos na ORC ou IRC definirá o vencedor no geral. Os pontos serão somados e quem terminar com menos pontos leva o título.

A regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que abre o calendário de provas, será sábado (21) e já conta para o campeonato. ”Atendendo aos pedidos dos velejadores, a gente decidiu manter os campeonatos paralelos de cada categoria. Para ser o campeão geral da Semana de Vela de Ilhabela, os barcos precisam ter os dois certificados”, disse Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Semana de Vela de Ilhabela.

LEIA TAMBÉM

>>Torben Grael é campeão brasileiro de Star na Semana de Monotipos de Ilhabela
>>Equipe brasileira embarca para o Mundial da Juventude
>>45ª Semana de Vela de Ilhabela já conta com mais de 100 veleiros inscritos

Com a nova regra e mais um título em jogo, os velejadores esperam regatas bastante técnicas. ”As regras são bastante diferentes no que se refere ao tipo de equipe que pode ou deve correr em cada uma das regras. A ORC demanda um investimento maior, contando com profissionais, e a IRC é melhor para amadores. O experimento será bom”, disse Lars Muller, do My Boy.

Na vela, para que haja igualdade entre os times em regatas com barcos de diferentes tamanhos, há uma regra. Cada classe tem a sua fórmula para fazer isso. Na britânica ORC, o rating privilegia o desempenho de barco e as equipes na prova. Na francesa IRC, no entanto, o handicap não é anunciado publicamente o formato.

O campeão geral da Semana de Vela de Ilhabela na classe ORC em 2017 foi o Pajero. Já o vencedor na IRC foi o Rudá.

”Essa união das duas categorias é importante. Temos no Brasil várias classes subdivididas e juntar IRC e ORC deverá resultar em regatas com mais barcos e mais divertidas, com todo mundo largando ao mesmo tempo. Essa é a grande sacada da Semana de Vela de Ilhabela. Todos mundo correndo junto”, disse o tático André Fonseca, que ajudou o Pajero a ser campeão da ORC em 2017. ”Claro que será um teste, mas a consolidação de uma mesma categoria fará sucesso”.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro