Sempre limpa

07/01/2016

Uma das opções para revestimento de barcos é a teca – sintética ou natural –, muito utilizada nos pisos das embarcações. Com durabilidade e propriedades distintas, uma característica que os dois tipos têm em comum é o fato de despertarem dúvidas com relação à limpeza. Por isso, NÁUTICA conversou com Danielle Elsen, da Kapazi, empresa que atua no mercado nacional de tapetes e capachos personalizados há mais de 35 anos e possui uma linha náutica especial. Ela deu dicas para a limpeza da teca sintética, que mesmo tendo manutenção prática e fácil, precisa de cuidados sempre para se manter vistosa. Confira:

1 – Lavar com água e sabão
Usar água e sabão neutro para manchas recentes, seguido de enxague com água corrente, é eficaz. No caso de a sujeira continuar visível, o recomendado é aplicar o sabão neutro na mancha e deixar reagir por alguns minutos. Uma escova de cerdas duras, sempre utilizada no sentido dos frisos, pode auxiliar na lavagem. Detergentes incolores, como lava-louças, também podem ser utilizados. No entanto, não é indicada a utilização de produtos químicos que contenham solventes, como acetona, tiner, álcool ou cloro.

2 – Lavagem sob alta pressão
Muito eficiente para sujeiras impregnadas, nesta alternativa você deve usar o jato mais suave a uma distância mínima de 20 cm, acompanhando as linhas dos frisos para frente e para trás. Uma dica é que você pode usar, também, uma solução com sabão neutro, deixar reagir, e depois utilizar a máquina.

3 – Lixamento
Esta é a maneira mais eficiente para se tirar manchas mais impregnadas. O correto é utilizar papel de lixa com gramatura 60, de preferência fixado em um bloco de lixar – para ficar plano –, e fazer movimentos leves no sentido dos frisos, somente no local das manchas. Após o lixamento, o local deve ficar áspero como o entorno e mais claro. Porém, em alguns dias, a cor volta a ficar homogênea. O uso de lixadeiras elétricas está fora deste procedimento.

É preciso ficar atento aos produtos que contenham solventes, como gasolina, acetona, álcool e afins, que podem estragar o material. O ideal é que, no caso de contato destes com o piso, a superfície seja limpa com água corrente e sabão neutro o mais rápido possível. Em último caso, se as manchas secarem no material, o local deve ser lixado.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público