Setor náutico do Reino Unido registra sétimo ano consecutivo de crescimento
Novos números da British Industry Association mostram que o setor náutico do Reino Unido cresceu pelo sétimo ano consecutivo em 2018, com a receita total crescendo 1,7%, para 3,17 bilhões de libras.
De acordo com os números, a receita direta do comércio da indústria naval contribuiu com mais de 1,1 bilhão de libras esterlinas de valor agregado bruto (GVA) para a economia do Reino Unido, apoiando mais de 33 mil funcionários diretos em empresas marítimas em todo o Reino Unido.
O forte desempenho exportador do Reino Unido continua impulsionando o crescimento. Em 2018, as exportações marítimas de lazer ultrapassaram £ 1 bilhão pela primeira vez desde 2013, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Isso foi atribuído ao forte crescimento econômico global em 2018 e a uma libra fraca como consequência do Brexit, tornando os produtos britânicos competitivos em termos de preço em comparação com seus rivais internacionais.
A zona euro e a UE alargada continuam a ser um mercado importante para o setor, representando 50% de todas as exportações da indústria, embora os EUA estejam rapidamente a tornar-se um parceiro comercial cada vez mais importante para as empresas britânicas, representando agora 25% das exportações britânicas. Os EUA também registraram um alto nível de crescimento em 30%, juntamente com a Ásia em 20% e a América do Sul em 39%.
O mercado interno do Reino Unido permanece estável, com a incerteza relacionada ao Brexit deixando os consumidores nervosos e relutantes em gastar em itens de lazer. No entanto, isso também resultou em cidadãos britânicos de férias em casa.
A confiança do consumidor caiu em território negativo pela primeira vez em cinco anos, com o índice de confiança do consumidor do Reino Unido caindo para 99,95 em comparação com a alta recente de 102,5 em abril de 2014.
LEIA TAMBÉM
>>Marinha lança segunda edição do Boletim de Acidentes Julgados no Tribunal Marítimo
>>Novo guia Águas do Paraná será lançado no Iate Clube de Caiobá
>>Fundador da Lowrance morre aos 80 anos
“Estes últimos dados mostram que o setor de navegação britânico continuou a prosperar, apesar das condições desafiadoras e da constante incerteza sobre o Brexit”, disse o CEO da British Marine, Lesley Robinson. “Uma libra enfraquecida forneceu apoio muito necessário às exportações do setor e, com os turistas britânicos permanecendo no Reino Unido, quase um terço das empresas de turismo continuam otimistas em relação ao futuro”, continuou.
“A confiança empresarial na indústria depende da confiança do consumidor e, se essa incerteza continuar, a indústria pagará o preço. Afinal, as atividades de lazer são quase sempre a primeira coisa que os consumidores deixam cair nos momentos mais difíceis”, acrescentou.
A confiança das empresas entre os membros da marinha britânica permanece animadora, com uma pontuação líquida de + 26% dos membros da marinha britânica positiva em relação às suas perspectivas futuras. A pesquisa mostra um declínio de -4% na edição de 2017, mas uma melhoria significativa sobre os -7% registrados no momento do referendo da UE.
“Deixar a UE poderia ter muitas conseqüências para o setor marítimo britânico, colocando uma pressão sobre a cadeia de fornecimento, aumentando a escassez de habilidades críticas e impactando o fluxo de caixa das empresas devido à incerteza quanto ao pagamento do IVA”, afirmou Robinson. “O setor é robusto, mas um Brexit ruim coloca nosso sucesso em risco”.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com acabamento de alto padrão, empreendimento residencial da Rôgga será referência em lazer e terá Open Mall
Amplo catálogo da empresa capixaba ainda inclui produtos em parceria com marcas japonesas e coreanas
Batizada de Super Quinta Ventura, ação abrange entrada facilitada, ofertas e bonificações para quatro embarcações, incluindo lançamentos
Segundo pesquisa pelo NOAA, a "borealização" causada pelos humanos aumentou a temperatura das águas do Ártico; entenda
Especialista em higienização e detalhamento de embarcações estará no salão paulista de 19 a 24 de setembro