Simpósio Internacional discute Economia Azul em Florianópolis

Por: Redação -
07/05/2021

O II Simpósio Internacional Economia Azul, realizado na última terça-feira, dia 4, em formato on-line e transmitido ao vivo, em Florianópolis, teve como tema “A Importância do Turismo Náutico, da Cultura Marítima e da Segurança do Mar” e reuniu um grande grupo de doutores da economia mundial do mar.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Da Itália, Cristiana Pagni, presidente do Italian Blue Growth e organizadora do evento Seafuture – convenção de negócios para as tecnologias de uso marítimo – juntamente com Laura Parducci, gerente de Projetos da Câmara de Comércio Rivviere di Liguria e gerente de Projetos da Seafuture, falaram sobre a importância da Economia do Mar para a Itália, um dos berços da náutica mundial. Elas apresentaram a próxima Seafuture, em setembro de 2021, na Itália – uma grande oportunidade de negócios.

Falando da Espanha, o Gran Mestre da Confraria Europeia de Vela, Francisco Quiroga, apresentou a entidade e falou sobre o trabalho de difusão da Cultura Marítima. A Confraria esta sendo considerada à ONU da náutica, principalmente pelo poder intelectual de seus Confrades, advindos de mais de 35 países.

Também da Espanha, Manuel Soliño Bermudez, presidente da AGAN – Associação Galega das Atividades Náuticas, trouxe um belíssimo conteúdo voltado à importância do turismo náutico explicando o que pode ser feito para fortalecer ainda mais este setor.

Diretamente de Portugal, o almirante chefe do Estado Maior Geral das Forças Armadas do país e professor universitário de Estratégia, Antonio Silva Ribeiro, falou sobre a Segurança Marítima, envolvendo pirataria e os diversos problemas e soluções frente a este complexo tema que afeta os oceanos.

Em seguida, o especialista em Economia do Mar Global, Miguel Marques, líder do projeto Global Blue Info, debateu sobre a revolução da cultura marítima provocada pelo turismo, enfatizando ainda que “não há turismo sem segurança” e que a construção deste setor deve ser feita conjuntamente entre ambos os setores.

Dos Brasil, Leandro ‘Mané’ Ferrari, especialista náutico e presidente e um dos fundadores da ACATMAR – Associação Náutica Brasileira, mostrou exemplos mundiais sobre o quanto o turismo náutico pode ser um aliado das demais cadeias produtivas como grande gerador econômico.

Leia também

» Jogador de futebol americano Tom Brady compra lancha de US$ 6 mi

» 50ª edição do Newport International Boat Show tem data para acontecer nos EUA

» Lagoa Vermelha de Saquarema tem as águas mais salgadas do Rio e é comparada ao Mar Morto

O evento teve recorde de inscritos e foi acompanhado durante três horas por 410 pessoas de vários lugares do planeta.

O Simpósio teve como foco os profissionais do trade turístico, dirigentes de entidades representativas, do setor pesqueiro e de portos; entidades representativas da indústria, do comércio e do turismo; gestores públicos, empresários, entidades ligadas à sustentabilidade ambiental e preservação do ecossistema marítimo; professores e acadêmicos e membros da Marinha e das federações de vela e motor, além de atletas, estudantes e amantes do mar.

O evento foi mediado pela apresentadora do programa Mundo Mar, Michele Castilho e Mauricio Ventura, ambos diretores da ACATMAR .

A promoção e a realização foi do Programa Mundo Mar do Brasil, correalizado pela ACATMAR e pela Confraria Europeia de Vela.

Dois próximos eventos já estão programados para este ano, no mesmo formato, abrangendo os seguintes temas:

–  Pesca e aquicultura – a transformação e distribuição do pescado, a indústria das conservas, a alimentação, a saúde e bem-estar, a gastronomia eo turismo. Será em 7 de setembro de 2021.

–  Projeto Limpeza dos Mares – a proteção dos oceanos, em 4 de novembro de 2021.

Inscrições e mais informações podem ser realizadas por meio do site do simpósio.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público