Sir Ben Ainslie

Por: Redação -
10/06/2014

É oficial. Sir Ben Ainslie, super campeão olímpico britânico, vai disputar a próxima edição da America´s Cup. O anúncio foi feito hoje e Ainslie ganhou o apoio da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que participou do lançamento da campanha no Museu Real de Greenwich.

“Este é um dos únicos grandes prêmios esportivos que a Grã-Bretanha ainda não conquistou. Trazê-lo para casa sempre foi minha ambição. Este é o momento certo e estou extremamente animado com todo o apoio que estamos recebendo. Eu aprendi muita coisa a bordo da Oracle, em São Francisco, e eu não entraria neste desafio se não acreditasse que temos uma chance real de ganhar dessa vez”.

Ainslie se tornou o velejador olímpico mais bem sucedido do mundo, depois de ganhar sua quarta medalha de ouro em Londres 2012, e ao se aposentar da vela olímpica rapidamente voltou sua atenção para a sua ambição a longo prazo – vencer a America’s Cup para a Grã-Bretanha. Em 2013, Ainslie foi o primeiro britânico a integrar uma equipe vencedora da competição, a Oracle Team USA. Ele desempenhou um papel vital em uma das maiores reviravoltas que o esporte já viu, derrubando um placar 8:1 para a equipe da Nova Zelândia. Agora Ainslie está planejando levar o troféu dos norte-americanos em 2017, e trazer a America’s Cup de volta à Grã-Bretanha com a sua equipe, a Ben Ainslie Racing (BAR).

A equipe anunciou que vai representar o Yacht Squadron Racing, que é filiado ao Royal Yacht Squadron, e isso significa que se a equipe vencer vai levar o troféu de volta para Cowes, o lugar onde tudo começou 163 anos atrás.

Sir Ben Ainslie ainda deve anunciar uma parceria com Adrian Newey, o maior projetista de Fórmula 1, para a campanha inglesa de America’s Cup de 2017. O projetista irá trabalhar no novo AC62 com a equipe da Red Bull Technology. Na prática, o especialista dividirá a vela com os bólidos. Em entrevista o projetista afirmou: “vivi grandes momentos na Fórmula 1, mas é hora de fazer outras coisas.”

O velejador Ben Ainslie teria conseguido assegurar o financiamento de US $ 100 milhões para a campanha. O objetivo de todos é tirar o trono do Oracle USA. Outras fontes britânicas, dizem que Ainslie tem somente uma parte desse orçamento garantido e ainda está atrás de mais dinheiro.

Foto:  © Lloyd Images/Ben Ainslie Racing

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência