Sir Ben Ainslie

Por: Redação -
10/06/2014

É oficial. Sir Ben Ainslie, super campeão olímpico britânico, vai disputar a próxima edição da America´s Cup. O anúncio foi feito hoje e Ainslie ganhou o apoio da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que participou do lançamento da campanha no Museu Real de Greenwich.

“Este é um dos únicos grandes prêmios esportivos que a Grã-Bretanha ainda não conquistou. Trazê-lo para casa sempre foi minha ambição. Este é o momento certo e estou extremamente animado com todo o apoio que estamos recebendo. Eu aprendi muita coisa a bordo da Oracle, em São Francisco, e eu não entraria neste desafio se não acreditasse que temos uma chance real de ganhar dessa vez”.

Ainslie se tornou o velejador olímpico mais bem sucedido do mundo, depois de ganhar sua quarta medalha de ouro em Londres 2012, e ao se aposentar da vela olímpica rapidamente voltou sua atenção para a sua ambição a longo prazo – vencer a America’s Cup para a Grã-Bretanha. Em 2013, Ainslie foi o primeiro britânico a integrar uma equipe vencedora da competição, a Oracle Team USA. Ele desempenhou um papel vital em uma das maiores reviravoltas que o esporte já viu, derrubando um placar 8:1 para a equipe da Nova Zelândia. Agora Ainslie está planejando levar o troféu dos norte-americanos em 2017, e trazer a America’s Cup de volta à Grã-Bretanha com a sua equipe, a Ben Ainslie Racing (BAR).

A equipe anunciou que vai representar o Yacht Squadron Racing, que é filiado ao Royal Yacht Squadron, e isso significa que se a equipe vencer vai levar o troféu de volta para Cowes, o lugar onde tudo começou 163 anos atrás.

Sir Ben Ainslie ainda deve anunciar uma parceria com Adrian Newey, o maior projetista de Fórmula 1, para a campanha inglesa de America’s Cup de 2017. O projetista irá trabalhar no novo AC62 com a equipe da Red Bull Technology. Na prática, o especialista dividirá a vela com os bólidos. Em entrevista o projetista afirmou: “vivi grandes momentos na Fórmula 1, mas é hora de fazer outras coisas.”

O velejador Ben Ainslie teria conseguido assegurar o financiamento de US $ 100 milhões para a campanha. O objetivo de todos é tirar o trono do Oracle USA. Outras fontes britânicas, dizem que Ainslie tem somente uma parte desse orçamento garantido e ainda está atrás de mais dinheiro.

Foto:  © Lloyd Images/Ben Ainslie Racing

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti