Novo sistema automático de defensas promete simplificar a amarração


Conhecidas no meio náutico como “as amigas do casco”, as defensas ajudam bastante na hora de parar o barco. Antigamente, usavam-se simples pedaços de borracha. Depois, surgiram protetores modernos, de vários tipos e tamanhos, confeccionados com material mais resistente a “apertões”. Agora, a empresa britânica Go Earth Ltd dá um passo à frente com a criação de um sistema automático de defensas, controlado por Bluetooth a partir de um celular ou tablet. Basta pressionar um botão no aplicativo para implantar os protetores de casco, ou recolhê-los.
A ideia é realmente muito simples. Pequenas caixas são anexadas nos bordos do barco. No interior, há um pequeno motor que gira uma polia, movimentando os cabos das defensas para dentro ou para fora. Cada bateria é alimentada com a energia fornecida por dois painéis solares.
Você pode instalar quantas defensas quiser, lembrando o ideal é ter sempre pelo menos três unidades: uma para a proa, outra para a parte mais larga do casco e a terceira para a popa. Segundo o fabricante, o sistema automático de defensas pode ser instalado em qualquer tipo de barco, de um pequeno cruzador esportivo a um super iate. Objetivo é sempre o mesmo: evitar que o casco se choque contra o píer na hora de atracar, ficando com trincas e marcas. O preço? Cerca de £ 1 200 o par.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
SS United States tem sido cuidadosamente limpo para ser transformado em um enorme recife artificial de corais
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores