Marinha da Indonésia divulga vídeo da tripulação de submarino naufragado. Assista

Por: Redação -
29/04/2021

A Marinha da Indonésia divulgou um vídeo da tripulação do submarino KRI Nanggala 402, que naufragou com 53 pessoas a bordo em Bali na semana passada, cantando uma música para o comandante a bordo do submergível.

As imagens foram gravadas semanas antes do acidente com o KRI Nanggala e mostram o comandante da embarcação, Heri Oktavian, entre os homens reunidos em torno de um colega tocando violão. “Mesmo que eu não esteja pronto para sentir sua falta, não estou pronto para viver sem você. Desejo tudo de melhor para você”, eles cantam.

Segundo o porta-voz militar Djawara Whimbo, a gravação foi feita como uma despedida do comandante do corpo de submarinos da Marinha de dentro do KRI Nanggala 402 e mostra a tripulação cantando a música Sampai Jumpa, uma canção popular indonésia cujo nome significa “Adeus”.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O submarino desapareceu no último dia 21, quando se preparava para participar de manobras militares. As Forças Armadas do país anunciaram no domingo (25/4) que encontraram o submarino fragmentado em três partes e que toda a tripulação – 53 pessoas – havia morrido.

Leia também

» Tradicional estaleiro francês apresenta projeto de catamarã movido a hidrogênio

» Estaleiro espanhol apresenta nova linha de lanchas equipadas com motores de popa

» Conheça o megaiate holandês lançado há anos e visto como um marco até hoje

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado’”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha, em entrevista coletiva.

Além dos destroços, foi encontrada mancha de óleo na área em que o submarino naufragou, sugerindo que o tanque se rompeu e que houve problema técnico no aparelho. O KRI Nanggala foi encontrado a 800 metros de profundidade, bem além do limite de sobrevivência do submarino, e a Marinha ainda está estudando maneiras de resgatar os corpos da tripulação, o que deve exigir o uso de equipamentos especializados. As causas do naufrágio ainda estão sendo investigadas.

O KRI Nanggala-402 perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira (21/4), enquanto realizava exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento ocorreu após o submarino receber autorização para submergir. Desde então, deixou de responder aos sinais.

Equipes de resgate já haviam avisado que a reserva de oxigênio da tripulação poderia acabar às 15h dessa sexta-feira (23/4). Mais de 10 helicópteros e navios de busca foram mandados para a área onde o contato foi perdido, com ajuda dos Estados Unidos, de Cingapura, da Austrália, Malásia e Índia.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1 395 toneladas e foi construído na Alemanha, em 1977. Incorporado à frota indonésia em 1981, passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Linda e precária: ilha no Caribe Colombiano é a mais densamente povoada do mundo

    Com 10 mil m² de área, Santa Cruz del Islote tem apenas 825 habitantes e sofre com turismo predatório

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água