Tecnologia de navegação com realidade aumentada da Raymarine será apresentada no Boat Show
A Marine Express, representante da Raymarine irá apresentar, durante o Rio Boat Show 2019, uma tecnologia para navegação com realidade aumentada (ClearCruise AR), que conta com funcionalidades que visam aumentar a segurança e a navegabilidade. O sistema é composto basicamente de três componentes: câmera, limitada atualmente à Raymarine CAM210 ou CAM220, com suporte a câmera térmica FLIR; novo sistema de estabilização de vídeo AR-200 da Raymarine, que contém um receptor GPS de alta velocidade, o AHRS de 9 eixos; e um display multifunção das linhas Axiom, Axiom Pro ou Axiom XL.
Para ser configurado, o sistema precisa conhecer o campo de visão da câmera, confirmar o horizonte na imagem do vídeo e a direção que a câmera está apontada. O sistema suporta ambas as câmeras voltadas para frente e para trás e a alternância entre elas é feita facilmente.
Com o sistema configurado e AIS, waypoints e objetos visíveis no horizonte, o sistema começa a exibir sinalizadores acima desses pontos. São apresentados o range e um ícone indicando o tipo de destino. Se for um alvo perigoso, ele será exibido com uma borda vermelha. Os ícones na parte inferior da figura acima representam alvos AIS, waypoints e objetos gráficos. Ao clicar em cada um deles fica habilitado/desabilitado a sua visibilidade.
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Para ver os detalhes adicionais de qualquer objeto exibido no AR do ClearCruise basta selecioná-lo. O tipo de detalhe varia de acordo com o tipo de objeto, mas segue o comportamento normal do LightHouse III. Ah, e se você se deparar com um ponto de exclamação vermelho, é aí que uma marca de “homem ao mar” foi lançada no sistema Axiom.
Para fazer o ajuste de alcance da AR, basta clicar na indicação de alcance na parte inferior direita da imagem e depois ajustar como pode ser visto na imagem abaixo. As câmeras atuais suportadas são todas câmeras fixas, portanto, os ajustes de alcance afetam apenas a distância sobre a qual os alvos AR do ClearCruise são exibidos.
“Eu vi alguns aparelhos como este antes (embora não marinizados) e a maioria deles me deixou mais enjoado do que satisfeito. Então, quando subi a bordo do barco de teste da Raymarine, não tinha certeza se ia ver uma ferramenta útil ou mais uma confusão mal estabilizada que você não gostaria de usar. Poucos minutos depois de sair do cais, ficou muito claro que a implementação da Raymarine foi bem pensada e será uma adição genuinamente útil para aumentar a segurança e facilitar a navegação”, disse Ben Stein, editor da Panbo.com e especialista em instrumentos de navegação.
Durante o salão náutico, a empresa estará com uma embarcação equipada com o sistema.
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