Terraquad mistura jet e quadriciclo. Conheça
Olhe bem para a foto acima. Entendeu? Sim, o Terraquad, criado pela americana Gibbs Sports, é a união inteligente de um jet com um UTV (na tradução livre, “veículo utilitário multitarefas”). Se andar com um off-road em terrenos arenosos ou irregulares já é uma delícia, imagine assim, à moda náutica, acelerando nas travessias de rios, lagos e baías? A (saborosa) ideia do fabricante — que tem uma divisão, a Gibbs Amphibian, especializada em anfíbios, com carro, moto e até caminhão projetados tanto para navegar como andar no asfalto — foi juntar os dois “brinquedinhos” mais cobiçados pelos donos de barcos — já reparou que os dois estão sempre expostos, juntos, nos salões náuticos? Não é por acaso.
E o Terraquad desempenha muito bem as duas funções. Ou seja, oferece diversão o tempo todo, tanto na água como fora da estrada, como um legítimo off-road.
Para realizar esse, digamos, casamento feliz — o anfíbio da Gibbs aceitou um BMW K1300CC, de quatro cilindros em linha, a gasolina, que produz 140 hp de potência, como seu legítimo motor — o projetista pegou um modelo desenhado para uso off-road e o adaptou para transitar em diferentes ambientes.
Entrando num lago ou em uma baía, em apenas cinco segundos, acionando-se um botão, o Terraquad recolhe as rodas, sai acelerando, entra em planeio e atinge mais de 40 nós, como uma verdadeira moto aquática. De quebra, ainda puxa esqui e wakeboard, leva até duas pessoas para pescar (em assentos lado a lado) e tem desempenho digno de um jet esportivo. Para tanto, possui freio e suspensão inteligente, que amortece os impactos do casco na água, de acordo com as ondulações, o que aumenta o nível de controle sobre a máquina.
O consumo estimado de combustível é outro ponto alto. Com um tanque cheio, a novidade promete navegar sobre as águas por duas horas ou rodar 600 quilômetros por meio de estradas e trilhas — números consideráveis em ambos os casos. Então, é ou não uma delícia?
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada