The Ocean Race entra em nova era com evento global de lançamento

Por: Redação -
26/03/2019
Foto: Jean Marie Liot

A Ocean Race revelou sua nova identidade de marca e confirmou duas inscrições de equipes durante um evento de lançamento on-line em Alicante, na Espanha. Anteriormente conhecida como Whitbread Round the World Race  (1973 a 1997) e Volvo Ocean Race (2001 a 2018), The Ocean Race é a primeira corrida offshore tripulada do mundo e um evento de ponta na vela. Embora agora sob nova propriedade, a Ocean Race mantém parceria com a Volvo.

“Este é um grande momento para a Ocean Race”, disse o diretor Johan Salén. “Estamos entusiasmados por seguirmos em frente com uma nova identidade que reflete o melhor de nossa herança – ambição humana, tecnologia, concorrência e trabalho em equipe -, acrescentando novos elementos, como nosso foco principal em sustentabilidade”.

A próxima edição da The Ocean Race começará em 2021, em Alicante, na Espanha, com duas classes de corridas de barcos: a IMOCA 60s e a VO65. “Abrir a Ocean Race para a classe IMOCA não é apenas emocionante para os velejadores. Isso nos coloca de volta na vanguarda da tecnologia e faz com que todo o setor naval – de projetistas e engenheiros a construtores de barcos e fabricantes de velas – participe da corrida novamente ”, disse o Diretor Executivo Richard Mason.

Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri, que foi sócio-fundador da Turn the Tide on Plastic na última corrida, anunciou que terá pelo menos uma equipe competindo na Ocean Race. De Auckland, na Nova Zelândia, Bianca Cook, que correu a bordo do Turn the Tide on Plastic no evento de 2017-18, anunciou que liderará uma equipe com bandeira neozelandesa. De acordo com Mason, é provável que outros anúncios de equipe sejam realizados nas próximas semanas e meses, apesar de o início estar a mais de 2,5 anos de distância.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

Xabi Fernández, que conquistou a segunda posição da MAPFRE na última corrida, o melhor resultado de sempre de uma equipe espanhola, esteve em Alicante para o evento de lançamento e disse que está trabalhando duro para ter uma entrada competitiva na próxima corrida.

Martine Grael, que correu a bordo da equipe AkzoNobel em 2017-18, falou sobre a competição. “Na última edição, os barcos foram levados ao limite – e em 2021 haverá menos tripulação a bordo das IMOCAs com corridas mais rápidas. Eu acho que será mais extremo do que nunca. O barco tem um apelo muito grande”.

A edição de 2021-22 da Ocean Race terá nove portos de escala, com o processo de aquisição da Host City em andamento, com visitas a cidades candidatas. Depois de receber a frota de volta ao hemisfério norte nas últimas duas corridas, Newport está entre as cidades atualmente envolvidas no processo da cidade-sede.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana

    Pesquisadores encontram fóssil de tartaruga que viveu há mais de 8 milhões de anos na Amazônia

    Segundo eles, fóssil encontrado no rio Acre pertence à maior tartaruga de água doce já encontrada no mundo

    Agiu certo? Homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca em SC; assista

    Ibama afirma que a intervenção direta nestes animais deve ser feita por órgãos ambientais competentes e investiga o caso