Transat Jacques Vabre

Por: Redação -
09/10/2015

A 12ª edição da regata transatlântica Jacques Vabre larga no dia 25 de outubro de Le Havre, na Normandia, rumo a Itajaí, em Santa Catarina, ultrapassando as 5 400 milhas náuticas da França até o Brasil. As 42 duplas participantes estão em ritmo acelerado e cumprem a última etapa de qualificação, que é uma regra do evento e vale para todas as classes, antes da prova. O trajeto deve ter no mínimo 600 e no máximo 1.000 milhas náuticas e deve ser pré-aprovado pela direção de prova da Transat Jacques Vabre. Tudo isso serve como preparação, além de atestar que a equipe e o barco estão em condições de participar da travessia.

A única dupla brasileira na regata, Edu Penido e Renato Araújo, já cumpriu o trajeto e está liberada para largar no dia 25. Eles estão na França desde setembro com o objetivo de intensificar os treinos e preparar o barco da Class40 para a disputa. ”Acho que o nosso maior problema é o entrosamento, pois treinamos pouco juntos. Por isso, nós estamos treinando muito aqui na França. Chegamos em setembro e ficamos aqui até a largada. Ainda tem muito trabalho para arrumar tudo”, disse o campeão olímpico Eduardo Penido.

Todas as equipes deverão se apresentar na Bacia Paul Vatine, na cidade de Le Havre, até o prazo de 16 de outubro, dia em que a Vila da Regata abrirá para a visitação do público francês. A expectativa é de que as embarcações que ainda não qualificadas cumpram o trajeto nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas para o Oeste Europeu apontam para condições favoráveis para a navegação.
A previsão de chegada das primeiras equipes na cidade catarinense de Itajaí é para a primeira semana de novembro, a partir do dia 4 (quarta-feira). A Vila da Regata funcionará de 3 a 15 de novembro com atrações gratuitas e visitação aos barcos da regata.

No fim do mês, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais