Triton 250 será primeira embarcação náutica comercial com motorização elétrica WEG no Brasil

Por: Redação -
16/05/2022

O estaleiro paranaense Triton Yachts acaba de embarcar em um novo projeto de propulsão elétrica para embarcações comerciais, em parceria com a Espadarte Group, startup nacional de tecnologia e soluções para barcos, e a WEG, multinacional especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos.

Trata-se da primeira embarcação náutica comercial com Powertrain WEG no Brasil! “A Triton Yachts está sendo pioneira nessa parceria com a Espadarte-WEG para equipar as nossas embarcações com motorização híbrida. O modelo de 25 pés será o primeiro a ser equipado dessa forma e logo será testado na água”, conta o diretor de marketing da marca, Allan Cechelero.

O modelo de propulsão, chamado de Hybdor, tem sistema de híbrido plug in, aplicável em qualquer barco de 25 a 40 pés, capaz de obter a performance da propulsão a combustão e a autonomia da motorização elétrica. “O sistema híbrido permite funcionamento independente. A confiabilidade de um sistema elétrico (motor, bateria, inversor) é bastante superior a um motor a combustão. E tendo elétrico e combustão separados, temos o melhor de ambas as motorizações e um barco que é muito mais seguro, eficiente, confortável e sustentável”, informou Tiago Mance, CEO da Espadarte Group.

A autonomia da embarcação apenas com a motorização elétrica é de uma hora com velocidade de 10 nós. O tempo de carregamento com energia padrão pode ser feito em apenas 4 horas, com eletricidade padrão.

“Com esse projeto mostramos que nossa tecnologia de Powertrain, testada e aprovada em veículos de transporte urbanos, é eficiente também para aplicações náuticas. Junto com a Espadarte Group estamos viabilizando uma embarcação comercial mais eficiente, econômica, sustentável e inteligente”, explica Manfred Peter Johann, Diretor superintendente da WEG Automação.

A nova propulsão além da performance promete ter uma longevidade maior e menor necessidade de manutenções. “Além disso, a propulsão híbrida que desenvolvemos possui menor peso, menor consumo, mais eficiência e maior performance em iates entre 25 e 40 pés. Conseguimos desenvolver uma arquitetura elétrica superior que mantem a eficiência, reduz a quantidade de CO2 e resíduos na água e do ruído que para o ambiente e para o conforto da navegação buscamos aprimorar”, acrescentou Thiago Marquardt, CTO responsável pela tecnologia Hybdor.

A produção comercial do modelo Hybdor deve começar em janeiro de 2023 na fábrica da Espadarte em São José dos Pinhais, no Paraná.

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