Uber Boat está construindo primeira balsa híbrida veloz do Reino Unido

Por: Redação -
18/03/2022

A Uber Boat está construindo a primeira balsa híbrida veloz do Reino Unido. A empresa é fruto da parceria entre a gigante Uber e a Thames Clipper, companhia de transportes fluviais. O plano é produzir duas embarcações, com datas de conclusão previstas, respectivamente, para o final de 2022 e o começo de 2023.

 

As balsas vão contar com um sistema híbrido que as permite operar com energia elétrica durante os passeios e utilizar biocombustível enquanto recarregam as baterias. A tecnologia não depende de estações de carregamento na costa, já que utiliza o excesso de energia gerado pelo biocombustível para recarregar as baterias.

 

Segundo a Uber Boat, essas serão as embarcações mais silenciosas da empresa e os barcos de passageiros mais ecológicos de Londres. A companhia está comprometida a atingir o patamar de emissão zero em todas as suas novas produções a partir de 2025.

 

A ideia de unir a praticidade da Uber ao transporte fluvial se tornou realidade em julho de 2020, quando as balsas passaram a operar na capital britânica. O serviço funciona da seguinte maneira: usuários agendam uma viagem pelo aplicativo da Uber e recebem um código QR que pode ser usado no embarque.

 

Ao contrário do que acontece com o transporte via carro, não é possível ao usuário definir sua rota; ele precisa seguir a rota estabelecida regularmente pela operadora.

 

Sobre as balsas híbridas, Sean Collins, CEO da Uber Boats, afirma: “Esse desenvolvimento tecnológico nos permitiu dar os primeiros passos significativos em direção à nossa visão de um futuro sustentável”.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época