União náutica

18/09/2015

Visando promover o desenvolvimento e a competitividade das empresas náuticas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, os governos destes quatro estados da União criaram o Fórum Náutico Sudeste. No primeiro ano de atuação, a sede deste grupo ficará em São Paulo, podendo ser transferida para qualquer um dos outros estados do Sudeste nos anos seguintes. “Este é um momento histórico. Nosso fórum, o paulista, virou um novo fórum. Atuamos para que o estado seja a solução e um obstáculo ao desenvolvimento do setor náutico brasileiro”, afirma Marco Antonio Castello Branco, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Energia de São Paulo e coordenador do Fórum Náutico Paulista.

Criado em 2013 pelo governo de São Paulo, junto com a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), Revista Náutica, Sebrae/SP, Amesp (Associação das Marinas do Estado de São Paulo), foi através do trabalho deste grupo que as estaleiros paulistas tiveram os impostos reduzidos no estado para construção de barcos novos, aumentando assim a competitividade do setor. “Pleiteamos ainda com o governo paulista a redução do ICMS para barcos usados, assim como ocorreu com o segmento automotivo dos veículos seminovos, o que deu grande impulso ao setor”, revela Eduardo Colunna, presidente da Acobar. Com uma série de trabalhos em andamento, incluindo o levantamento econômico e turístico do segmento náutico no estado de São Paulo, os integrantes do Fórum Náutico Paulista trocarão experiências com seus colegas dos estados do Rio de Janeiro (cujo Fórum Náutico Fluminense foi o pioneiro no Brasil), Minas Gerais e Espírito Santo para  o desenvolvimento do setor náutico em conjunto.

Abaixo, algumas imagens da reunião:

Foto:Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas