União náutica

18/09/2015

Visando promover o desenvolvimento e a competitividade das empresas náuticas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, os governos destes quatro estados da União criaram o Fórum Náutico Sudeste. No primeiro ano de atuação, a sede deste grupo ficará em São Paulo, podendo ser transferida para qualquer um dos outros estados do Sudeste nos anos seguintes. “Este é um momento histórico. Nosso fórum, o paulista, virou um novo fórum. Atuamos para que o estado seja a solução e um obstáculo ao desenvolvimento do setor náutico brasileiro”, afirma Marco Antonio Castello Branco, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Energia de São Paulo e coordenador do Fórum Náutico Paulista.

Criado em 2013 pelo governo de São Paulo, junto com a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), Revista Náutica, Sebrae/SP, Amesp (Associação das Marinas do Estado de São Paulo), foi através do trabalho deste grupo que as estaleiros paulistas tiveram os impostos reduzidos no estado para construção de barcos novos, aumentando assim a competitividade do setor. “Pleiteamos ainda com o governo paulista a redução do ICMS para barcos usados, assim como ocorreu com o segmento automotivo dos veículos seminovos, o que deu grande impulso ao setor”, revela Eduardo Colunna, presidente da Acobar. Com uma série de trabalhos em andamento, incluindo o levantamento econômico e turístico do segmento náutico no estado de São Paulo, os integrantes do Fórum Náutico Paulista trocarão experiências com seus colegas dos estados do Rio de Janeiro (cujo Fórum Náutico Fluminense foi o pioneiro no Brasil), Minas Gerais e Espírito Santo para  o desenvolvimento do setor náutico em conjunto.

Abaixo, algumas imagens da reunião:

Foto:Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti