Vela no Rio

Com a proximidade do início da Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, 20 países já confirmaram a sua participação no evento. Grandes nomes da vela mundial, como a medalhista de ouro em Londres na classe Laser, a britânica Alisson Young, as argentinas Victoria Travascios e Sol Branz, ouro no Pan de Toronto na 49erFX, os espanhóis Fernando Echavarri e Tara Pacheco, ouro em Hyères na Nacra 17 e a britânica Bryony Shaw, bronze em Pequim na RS:X, estão entre os inscritos. O evento, promovido pelo Iate Clube do Rio de Janeiro de 11 a 22 de julho, será disputado alguns dias antes do maior evento esportivo mundial, na mesma raia.
“Em 2015 o evento foi disputado logo após o Pan e tivemos a participação de 230 atletas, muitos ainda não classificados para os Jogos. Este ano, com a proximidade das Olimpíadas, talvez este número seja menor, mas a quantidade de atletas olímpicos com certeza vai ser maior”, disse Kadu Baggio, diretor de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Por enquanto o número de brasileiros inscritos ainda é pequeno e merecem destaque as duplas Samuel Albrecht e Isabel Swan, e Henrique Haddad e Bruno Bethlem, representantes olímpicos na Rio 2016 nas classes Nacra 17 e 470 respectivamente.
Serão três fases de competição: a primeira, de 11 a 14 de julho, terá as disputas das classes 49er, 49erFX, RS:X masculino e feminino, além de vela jovem; a segunda vai de 15 a 18 de julho com as regatas das classes Nacra 17, Finn, Laser e Laser Radial; a terceira e última terá a presença dos velejadores da classe 470 masculino e feminino.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vela@icrj.com.br e custam R$ 300 por tripulante. Para os velejadores brasileiros filiados às associações de Classe nacionais, será concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.
Foto Fred Hoffmann/Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
As "ondinhas" formadas pelos barcos parecem inofensivas, mas são perigosas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores